Canas_Valadares topo

Mais de 2000 avistamentos no Mapa das Plantas Invasoras

FireShot Screen Capture #034 - 'Mapa de Avistamentos - Invasoras_pt' - invasoras_uc_pt_mapa-de-avistamentosO nosso mapa de avistamentos ultrapassou recentemente as duas mil submissões. Com 253 utilizadores registados,  os mais activos foram o Júlio Reis, a Sabrina Carvalho e o Emanuel Ribeiro.

As espécies mais avistadas foram  Arundo donax, Acacia dealbata e Ailanthus altissima.

O avistamento 2000 foi de Carlos Evaristo, com um foco de Arundo donax, em Valadares (foto acima).

O mapa de avistamentos é uma plataforma de ciência participativa que pretende estimular e valorizar a participação ativa do público na recolha de informação sobre a distribuição de plantas invasoras em Portugal.

Com esta plataforma procura-se, por um lado, sensibilizar o público sobre a temática das invasões biológicas e, por outro, aumentar o conhecimento atual da distribuição das referidas espécies. Este mapeamento é essencial como ferramenta de gestão e como base para estudos científicos.

A contribuição para o mapeamento pode ser feita submetendo registos de localização das espécies através da nossa aplicação para dispositivos Android, disponível para download (aplicação para dispositivos iOS em desenvolvimento), ou  submissão online.

Agradecemos a todos os que têm contribuido para o mapa com as suas observações de plantas invasoras em todo o país.

Etiquetas:, ,