4000 avistamentos

Mais de 4000 avistamentos de invasoras no mapa

O mapa das invasoras está de volta! E espera contar com a colaboração de todos.

Devido a um ataque informático o nosso mapa de avistamentos esteve ausente. Finalmente, conseguimos recuperar as várias funcionalidades* e esta semana (re)começamos a validar os avistamentos submetidos, atingindo mais de quatro mil submissões validadas. Muito OBRIGADO a TODOS!

Depois de mais de 4000 contributos, podemos salientar alguns aspectos:

– Dos mais de 135 utilizadores activos, os maiores contributos têm sido do Carlos Coutinho, Cristina Morais, Elizabete Marchante, Emanuel Ribeiro e Júlio Reis. Mas temos muitos mais utilizadores que contribuem regularmente para o mapa.

– As quatro espécies mais avistadas são Arundo donax (1057), Acacia dealbata (606), Ailanthus altissima (317) e Cortaderia selloana (281).

– O avistamento 4000 foi realizado pelo Nuno Sá assinalando uma pequena mancha de Ipomoea indica (bons-dias).

Todos os avistamentos validados estão visíveis no mapa Google Fusion. No mapa do site apenas podem ser visualizados os últimos 500 avistamentos validados. Desde dezembro, os dados do mapa das invasoras estão também disponíveis no GBIF (Nó Português do GBIF e internacional).

A contribuição para este mapa pode ser feita submetendo registos de localização das espécies através da nossa aplicação para dispositivos Android, disponível para download, ou submissão online. Para esclarecerem dúvidas sobre como fazer avistamentos, visitem a página de Perguntas Frequentes.

Agradecemos a todos os utilizadores que têm contribuído para este mapa e esperamos continuar a contar convosco. Agora que as acácias estão a entrar em floração, vamos precisar da ajuda de todos (e que passem palavra) para as colocar a todas no mapa. acaciasPodem parecer todas iguais mas não são. Muito em breve publicaremos um novo artigo sobre como distinguir as diferentes espécies de acácias – estejam atentos!

 

* se verificarem algum problema de funcionamento (do mapa ou da aplicação Android), por favor, contactem-nos.

Etiquetas:, , ,