acácias

Aprendam a distinguir as acácias invasoras em Portugal

Sabem que há mais de dez espécies de acácias invasoras presentes em Portugal? Acham que conseguem ter a destreza de as identificar, sem cometer erros? Não é fácil, é verdade, mas o Invasoras.pt pode ajudar a esclarecer as dúvidas.

Desenvolvemos um guia rápido de identificação das espécies de Acacia invasoras mais frequentes em Portugal (há outras menos frequentes), que permite distinguir as várias espécies de forma rápida e intuitiva. Para quem não esteja familiarizado com alguns dos termos, o glossário ilustrado pode ajudar a esclarecer dúvidas. Desta forma, esperamos que seja mais fácil distinguir as diferentes acácias que se encontram por cá.

As acácias estão a entrar em floração, pelo que são mais fáceis de localizar – aproveitem para experimentar o guia, identificar as acácias e colocá-las no nosso mapa. O guia baseia-se principalmente nas características das folhas e /ou filódios para que as possam identificar todo o ano, mesmo quando não têm flor. Podem fazer download deste Guia de identificação de acácias invasoras em Portugal.

guia

  

acacias

Ramos e flores de algumas acácias, de cima para baixo e da esquerda para a direita: mimosa (Acacia dealbata), acácia-negra (Acacia mearnsii), acácia (Acacia saligna), acácia (Acacia pycnantha), acácia (Acacia retinodes) e austrália (Acacia melanoxylon).

 

Se quiserem saber mais sobre as acácias e outras plantas invasoras, podem fazer download do “Guia Prático para a Identificação de Plantas Invasoras em Portugal” disponível online.

 

Etiquetas:, , ,