acácia espigas

Aprendam a reconhecer plantas invasoras

Aos pais e educadores:

Esta atividade pretende dar a conhecer às crianças algumas das espécies invasoras mais problemáticas em Portugal.

Mas o que são espécies invasoras?

Chamamos espécies invasoras às plantas, animais e microrganismos que vêm de outro sítio do Mundo (são exóticas) e que sem a nossa ajuda conseguem espalhar-se e causar problemas, por exemplo, no ambiente que nos rodeia, noutras espécies ou na nossa saúde.

Depois de chegarem a um novo local, as espécies invasoras podem mesmo eliminar alguns dos animais e plantas que sempre lá existiram (às quais chamamos nativas). Podem fazer isto ao ocupar os seus lugares, comer os seus alimentos ou, em alguns casos, ao trazer doenças que matam as nativas. Muitas vezes, os problemas que as espécies invasoras causam são graves e é preciso muito dinheiro para os resolver.

Muitas pessoas ainda não conhecem as espécies invasoras o que torna a luta contra elas ainda mais difícil. Quando se apercebem das espécies e dos problemas que estão a causar elas já estão muito espalhadas e eliminá-las dá muito trabalho e fica muito caro; às vezes é mesmo impossível.

.

Por isso lançamos este desafio:

Aprendam a conhecer algumas das plantas invasoras que se podem encontrar em Portugal! Fiquem alerta!

Também podem usar os desenhos para ensinar os amigos ou a família a reconhecer estas espécies! Enviem uma carta com os desenhos e falem das plantas invasoras.

.

Materiais necessários:

– impressora

– folhas de papel

– lápis ou canetas para colorir

– muita imaginação!

.

Como fazer:

Cliquem nas fotografias abaixo para abrir os desenhos, imprimam-nos e divirtam-se a pintar.

 

acacia_longifolia ficha acacia_melanoxylon (59)small Oxalys pes-caprae (1) Ipomoea indica (3) carpobrotus-edulis (4) Tradescantia fluminensis (23)small16por9 Ailanthus altissima (73)small Hakea sericea (13)small Eichhornia crassipes (8) acacia_dealbata Cortaderia selloana (9) robinia_pseudoacacia (9)

Enviem os melhores desenhos para invader@uc.pt ou para:

Elizabete Marchante, Centro de Ecologia Funcional
Departamento de Ciências da Vida
Universidade de Coimbra
Apartado 3046
3001-401 Coimbra

This post is also available in: Inglês

    Deixar uma resposta