ApresentacaoGuia_FMB

Apresentação do livro “Guia Prático para a Identificação de Plantas Invasoras em Portugal”

No passado 11 de Outubro, cerca de 20 pessoas assistiram à apresentação do “Guia Prático para a Identificação de Plantas Invasoras em Portugal”, na Mata Nacional do Buçaco. Na sessão estiveram presentes três das co-autoras, Hélia Marchante, Elizabete Marchante e Maria Cristina Morais. A abertura da sessão foi realizada por Milene Matos (Universidade de Aveiro) que destacou a importância desta apresentação no âmbito do projeto Bright (Bussaco’s Recovery from Invasions Generating Habitats Threats). Este projecto prevê a conservação do património natural único da Mata do Buçaco através do combate a uma ameaça que constitui hoje um dos principais problemas globais: as espécies invasoras.

Durante a apresentação, foi pedido aos participantes que indicassem qual a espécie que não esperavam ver no Guia e qual a que mais frequentemente vêem. A maioria indicou Hydrangea macrophylla (hortense) como a espécie que não esperava encontrar no Guia e Acacia dealbata (mimosa) como a espécie mais vista no dia-a-dia.

Após a apresentação, realizou-se um pequeno percurso pela Mata onde os participantes tiveram oportunidade de reconhecer algumas das plantas invasoras presentes no Guia.

percurso pela Mata Buçaco

A sessão terminou com uma ação de controlo de plantas invasoras (principalmente Acacia dealbata e Pittosporum undulatum) no Pinhal do Marquês.

controlo invasoras Mata Bucaco

 

A versão impressa deste Guia esteve disponível para distribuição até Março de 2016. Actualmente já temos poucos exemplares disponíveis mas o Guia continua a estar disponível para download (versão .PDF) aqui.

Etiquetas:, , ,

    Comments

    1. Achei interessante o guia de vocês, mas gostaria de vê-lo na íntegra. Teria como ser disponibilizado on-line? Desde já agradeço a atenção de vocês.

      • Hélia Marchante
        Dezembro 30th

        Cara Taciana,

        Contamos disponibilizar o Guia online, esperamos que em breve. Se for verificando as “notícias” que vamos publicando em http://www.invasoras.pt disponibilizaremos informação assim que o Guia estiver disponível online.
        Até breve!