Combater as Invasoras para proteger o Priolo

 

O projeto LIFE Laurissilva Sustentável lançou uma campanha para financiar o seu trabalho na protecção do priolo. Esta pequena ave está em vias de extinção e existe apenas na ilha de São Miguel, no Açores.

O objetivo é recuperar o seu habitat , ameaçado pelo avanço de espécies invasoras, como a conteira, a cletra, o gigante e o incenso.

Este projecto começou em 2002  (LIFE Priolo) com a manutenção e restauro de áreas nativas de floresta, e a eliminação das plantas invasoras. Foi distinguido com prémio Best of the Best LIFE pela Comissão Europeia e  considerado uma referência em 2010 – Ano Internacional da Biodiversidade, como um dos poucos casos de espécies que aumentaram a população e escaparam ao risco imediato de extinção.

Calcula-se que a população de priolo seja de pouco mais de mil indivíduos, partindo de um universo inicial de trezentos, mas continua a ser a ave mais ameaçada da Europa.

Para ajudar a manter estas acções de controlo e protecção da floresta nativa dos Açores  visitem a página de apoio e contribuam.

 

 

Etiquetas:, , , , ,