post

ALERTA! Planta potencialmente invasora!

A espécie Baccharis spicata (vassoura-de-folha-estreita) tem elevado potencial invasor e foi detectada pela primeira vez na Área Metropolitana do Porto, em 2015. Pensa-se que tenha entrado acidentalmente em Portugal através do Porto de Leixões. Foram já identificadas duas populações naturalizadas, em Matosinhos e Vila do Conde, e há registos de presença na Póvoa de Varzim.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Uma vez que a espécie está ainda limitada a alguns locais é a altura ideal para a erradicar, antes que disperse e promova muitos impactes negativos. Neste contexto, o FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, o CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, o Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra e a Associação NATIVA – NATureza, Invasoras e Valorização Ambiental estabeleceram uma parceria para erradicar esta espécie. A ter sucesso, esta iniciativa poderá dar origem a uma mudança de paradigma capaz de despoletar o interesse das instituições públicas e da sociedade civil na realização de ações semelhantes com outras espécies que sejam precocemente detectadas, evitando que se expandam e aumentem a lista de espécies problemáticas que todos os anos geram muitos prejuízos. 

Estejam alerta e se a virem registem-na no nosso mapa e/ou avisem-nos para invader@uc.pt! Só com trabalho célere e coordenado entre todos, e com a participação ativa de cidadãos voluntários para a detectarmos precocemente onde apareça e ajudar a controlá-la, pode ser iniciado um processo inédito de erradicação em Portugal! 

Detalhes de Baccharis spicata. Fotos de Marta Pinto.

Vejam mais informação sobre a espécie aqui e neste artigo

Participem nas Acções organizadas! A primeira é já no próximo dia 6 de Maio: workshop sobre identificação e controlo de Baccharis spicata, no Centro de Interpretação Ambiental de Vila do Conde. 

Acompanhem as Acções no site do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto e no Facebook.

 

Por favor, partilhem este post para chegar a mais pessoas!

Etiquetas:, ,