beneditaESAC1

Forest Invaders, 2014: alunos da Benedita aprendem sobre armazenamento de carbono

Um grupo de alunos do 12º ano, acompanhados pela Prof.ª Inês Madaleno, do Externato Cooperativo da Benedita desenvolveu uma actividade prática sobre o armazenamento de carbono em parceria com a Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC). A actividade foi desenvolvida com a orientação do Prof. José Gaspar, da ESAC,  e incluiu várias etapas:

1 -No dia 18 de Janeiro os alunos deslocaram-se à ESAC para aprendizagem dos princípios fundamentais sobre o armazenamento de carbono e para realização da primeira parte prática da actividade. Foram acompanhados pelo Prof. José Gaspar e pela Técnica Cláudia João.

2 – Na  etapa seguinte, o Prof. José Gaspar foi à Benedita para orientar a medição de diversos parâmetros em espécies florestais e acompanhar a recolha de amostras para a etapa seguinte.

3 – Finalmente, no dia 28 de Março os alunos voltaram àESAC para determinar a quantidade de carbono presente nas amostras recolhidas. Os professores José Gaspar e Raul Salas juntaram-se ao grupo e todos aprenderam com os Técnicos do laboratório de Solos (Leonor Pato e Jorge Santos) como se faz a determinação do carbono.

beneditaCarbono

 

A actividade decorreu no âmbito do projeto “Forest Invaders – avaliação e controlo de espécies invasoras dentro e fora da sala de aula (PEC180)“, projeto “Escolher Ciência – da Escola à Universidade”, financiado pelo Ciência Viva e coordenado pela Escola Superior Agrária de Coimbra.

Etiquetas:, , , , , , , ,

    Deixar uma resposta