Acacia dealbata (71)

Invasoras à janela

As plantas invasoras (plantas introduzidas pelo Homem em novos territórios, que se reproduzem em grande número e mantêm populações SEM AJUDA do Homem ao longo do tempo, afastando-se das áreas onde foram introduzidas) são uma ameaça à biodiversidade e promovem muitos impactes negativos na economia e ambiente de forma geral.

Muitas das plantas invasoras foram introduzidas como ornamentais em espaços urbanos e rurais, pelo que ocorrem em parques e jardins, em espaços baldios, abandonados, etc., muitas vezes VISÍVEIS a partir das nossas janelas… às vezes, estão nos nossos jardins, quintais, ou mesmo na varanda ou floreira. Assim, nesta altura em que nos pedem para permanecer em casa, vimos pedir-lhe que vá à(s) sua(s) janela(s) (quintal, varanda, etc.) e se observar uma planta invasora a reporte a partir deste projecto que criámos na App Epicollect5 (disponível para Android e iOS, mas também no computador): “Invasoras A Janela” (leia-se Invasoras à Janela)

cats2Acacia saligna (39)Ailanthus altissima - escalhao (1)Cortaderia invasaoErigeron karvinskianus (15)

Para participar precisa apenas instalar no seu smartphone, tablet ou ipad a App “Epicollect5” (disponível para Android e iOS), adicionar o nosso projecto “Invasoras A Janela” (no canto superior direito clicar em +Add Project” e escrever Invasoras A Janela), clicar no nome do projecto para entrar, clicar em “+ Add entry” (canto superior direito) e ir preenchendo o formulário que disponibilizamos, clicando sempre em “Next >”. No final precisa clicar em “Save entry” e de seguida em “Upload Now”; não se esqueça de clicar tanto em “Upload data” como em “Upload photos”. E já está! :) Muito obrigado! Com excepção da instalação, adição do Projecto e depois no final o Upload dos dados e fotos, pode fazer todos os registos sem internet. Mas não se esqueça de fazer Upload quando tiver internet!

Veja as imagens abaixo.

Screenshot_20200315-193430-2 Screenshot_20200315-192334  Screenshot_20200315-193430 Screenshot_20200315-192349  Screenshot_20200315-192358  Screenshot_20200315-193141  Screenshot_20200315-193151  Screenshot_20200315-193205 Screenshot_20200315-195136

Para quem não consegue instalar a App Epicollect5 no telemóvel, pode sempre fazer o registo a partir do computador, sem precisar instalar nada :) Não é tão fácil, porque a localização e adição de fotografias não é “automática”, mas não é difícil porque tem um mapa e pela morada pode procurar a sua casa, e tirar fotos e colocar no computador. Basta escrever no Motor de busca https://five.epicollect.net/, fazer login no canto superior direito (basta ter uma conta google), procurar o projecto (clicar em “Find project” no canto superior direito, clicar na “lupa” e escrever “Invasoras A Janela”), clicar em “VIEW”, depois “”VIEW DATA”, e “+Add Registo” (canto superior direito) e ir preenchendo (seta no canto superior direito para progredir). No final precisa apenas clicar em “SAVE ENTRY” :)

Nota: O Epicollect5 não permite colocar as fotografias e coordenadas como obrigatórias, mas precisamos que adicionem sempre fotografias para conseguimos verificar a identificação; e coordenadas para o registo aparecer no mapa. Ou seja, todos os registos sem fotografia e/ou coordenadas não poderão ser utilizados para a análise nem visualizados :(

 

Seja um cidadão-cientista e, desde a sua casa, no ponto onde se encontra, ajude-nos a perceber melhor onde as espécies invasoras aparecem e como se distribuem nas nossas aldeias, vilas e cidades. Reporte tantas plantas invasoras quantas as que se observam de sua casa! Rápido e sem precisar sair de casa :) Mas reporte apenas espécies de plantas invasoras (na frase abaixo, pode ver onde as pode reconhecer). Se observar espécies de plantas nativas (pode aprender mais sobre estas espécies por exemplo no site Flora-On, que é fantástico!), pode reportá-las na plataforma BioDiversity4All (também fantástica :))!ecra

Se não está familiarizado com as plantas invasoras pode saber mais aqui no site e aprender a reconhecer algumas das espécies a partir das fotografias e informação nas Fichas de espécies. Se está a utilizar o telemóvel, nem todos os links do site funcionam :( Pode ver no computador ou seleccionar no telemóvel para visualizar “site como computador” (imagem ao lado). Pode também consultar os Folhetos resumo na galeria abaixo.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Com esta informação produziremos um mapa das plantas invasoras em zonas urbanas e rurais, que será posteriormente disponibilizado aqui no site, mas pode desde já ir acompanhando as respostas e visualizar o mapa :)

Contamos consigo! Para participar e partilhar esta página :) Muito obrigado!

 

Este projecto de Ciência Cidadã é uma iniciativa da equipa da plataforma INVASORAS.PT que inclui investigadores do Centre for Functional Ecology, do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra e da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra.

 

CFE - com science for people & planetFCTUC-DCV-HESAC-VerdeLogo final invasoras

Etiquetas:, , , ,