FAQs

Perguntas frequentes sobre o Mapa de Avistamentos
cut mapa

O que é o Mapa de Avistamentos?

O mapa de avistamentos é uma plataforma de ciência participativa que pretende estimular e valorizar a participação ativa do público na recolha de informação sobre a distribuição de plantas invasoras em Portugal.

Com esta plataforma procura-se, por um lado, sensibilizar o público sobre a temática das invasões biológicas e, por outro, aumentar o conhecimento atual da distribuição das referidas espécies. Este mapeamento é essencial como ferramenta de gestão e como base para estudos científicos.

O objetivo não é criar um “mapa de alertas”; esse tipo de ferramenta implicaria uma ação posterior a cada alerta para controlar os focos de invasão reportados, não tendo a equipa deste projecto capacidade logística para a pôr em prática. No entanto, quando uma estratégia de Deteção Precoce e Resposta Rápida for implementada este mapa será uma ajuda valiosa.

De que forma posso contribuir para o Mapa de avistamentos?

A contribuição para o mapeamento pode ser feita submetendo registos de localização das espécies através da aplicação para dispositivos Android ou da submissão online. Para facilitar a recolha da informação no terreno, podem usar o formulário (PDF) que disponibilizamos.

O que devo fazer para submeter avistamentos?

O primeiro passo é registar-se. Para isso, clique no botão REGISTE-SE AQUI que surge no lado direito do menu “Mapa de avistamentos”. Introduza o nome, email, profissão, experiência no contacto com plantas invasoras e password.

Clique em CRIAR CONTA e estará pronto a aceder à Área de Utilizador.

fig1

No Mapa de avistamentos surgem círculos de cores diferentes com números. O que representam?

Os círculos com números representam o número de avistamentos feitos para cada zona e, na sua totalidade, representam os últimos 500 avistamentos validados. Círculos de cor vermelha indicam maior número de avistamentos. Ao fazer zoom no mapa, os círculos vão desaparecendo e surgem pontos de várias cores correspondentes ao porte de cada avistamento. O porte surge discriminado no lado esquerdo do mapa.

fig2

Como posso pesquisar no Mapa de avistamentos?

A pesquisa pode ser feita por qualquer um dos campos disponíveis no menu existente no lado esquerdo do mapa. Pode pesquisar por Espécie, Porte, Densidade e Habitat.

Os meus avistamentos estão validados mas nenhum deles aparece no mapa.
Apenas os últimos 500 avistamentos validados são visíveis no mapa disponível no site. Para ver todos os avistamentos validados, veja o mapa que criámos com a tecnologia Google Fusion.

O que é a Área de Utilizador?

A Área de Utilizador permite a cada utilizador submeter e editar os avistamentos realizados.

Como posso recuperar a password de acesso à Área de Utilizador?

Para recuperar a sua password de acesso, clique em LOGIN e clique na opção Recuperar a minha password.

O seu programa de email predefinido irá abrir, com a morada para onde o email será enviado e o assunto. Basta enviar a mensagem com os dados de login – email e nova password – que assim que for possível actualizaremos a informação. Depois notificaremos que a alteração foi efectuada.

Como posso pesquisar os meus avistamentos?

Na Área do utilizador, os avistamentos podem ser pesquisados usando a opção Filtrar por: avistamentos Validados e Não validados.

Posso fazer o download da informação dos meus avistamentos?

Não é possível aceder a essa informação no site. No entanto, poderá fazê-lo no mapa que contém todos os avistamentos.

O que significam os símbolos , e em cada avistamento?

O símbolo indica um avistamento não validado enquanto o símbolo indica um avistamento validado. O símbolo permite sempre ver a localização do avistamento. Caso o avistamento não esteja validado, o clique neste símbolo permite também editar ou apagar o avistamento.

fig3

Posso alterar os avistamentos realizados?

A alteração de qualquer avistamento só pode ser realizada antes de ser validado. Para isso, aceda à sua Área de Utilizador e edite o avistamento que pretende alterar. Depois de inserir a informação, clique em Submeter Avistamento.

Posso corrigir um avistamento não validado?

Sim, pode. Para isso, aceda à sua Área de Utilizador e edite o avistamento que pretende alterar. Verifique qual a razão da não validação nas Observações e corrija o avistamento de acordo. Depois de inserir a informação, clique em Submeter Avistamento.

Quando é feita a validação dos avistamentos?

A validação dos avistamentos é, em regra, realizada no final de cada semana.

Os meus avistamentos não foram validados.

A não validação dos avistamentos pode dever-se a duas razões: erro na identificação da espécie e/ou foto pouco clara. Qualquer avistamento não validado terá uma nota nas Observações a explicar a razão da não validação.

O que significa o grau de certeza no avistamento?

O grau de certeza indica a confiança que tem na identificação da espécie.

Na lista de espécies, a que se refere a espécie X?

A espécie X refere-se a outras espécies que surgem no “Guia Prático para a Identificação de Plantas Invasoras de Portugal Continental” como tendo comportamento invasor. Os avistamentos destas espécies não serão validados.

No mesmo local estão presentes várias plantas invasoras. Como devo fazer o avistamento?

Deve fazer um avistamento para cada espécie e escrever nas observações que há outras espécies presentes no local.

Posso usar a mesma fotografia para todos os avistamentos da mesma espécie?

O mais correto é usar a fotografia da espécie tirada em cada avistamento.

Que requisitos devem ter a(s) fotografia(s) da espécie?

A fotografia deve permitir identificar correctamente a espécie. Regra geral, deve prestar atenção aos aspectos que melhor caracterizam a espécie. Vejam as nossas dicas sobre como fotografar plantas.

É possível submeter o avistamento sem a fotografia?

Não é possível. A fotografia é um dos elementos obrigatórios do avistamento.

O que tenho de fazer para submeter avistamentos online?

No menu que surge no lado direito do “Mapa de avistamentos” clique em LOGIN. Será direccionado para uma página onde deverá introduzir o email e a password.

Clique em Iniciar sessão e estará pronto a submeter os seus avistamentos.

Depois clique em NOVO AVISTAMENTO e introduza a seguinte informação: Espécie, Data de observação, Local, Densidade e Foto (informação obrigatória). Pode igualmente adicionar informação relativa ao grau de Certeza na identificação, Estado fenológico dominante, Estágio de desenvolvimento e Observações (Informação opcional).

Por fim clique em Submeter Avistamento.

É necessário iniciar a sessão sempre que pretendo fazer um avistamento?

Não é necessário. Depois de iniciar a sessão pode mantê-la ligada sem necessidade de fazer login de cada vez que utiliza.

Posso usar o Google Street View para fazer avistamentos?

O objectivo do Mapa de Avistamentos é localizar as espécies de plantas invasoras que se encontram no território. O Google street View pode ser uma ajuda importante na localização mas, pelo facto de nem sempre disponibilizar fotografias recentes pode induzir em erro.

A aplicação “Plantas Invasoras” para dispositivos Android tem algum custo?

A aplicação é gratuita.

O que preciso de fazer para usar a aplicação “Plantas Invasoras” no meu smartphone?

Depois de efectuar o registo no site, deve fazer o download da aplicação “Plantas Invasoras” na Google Store ou através do nosso site . Posteriormente necessita de iniciar sessão na aplicação. Para isso, deverá introduzir o seu nome e email com o qual se registou no site e clique no botão Enviar. Vejam o vídeo demonstrativo de como usar a aplicação.

A aplicação “Plantas Invasoras” está disponível para todas as versões android?

A aplicação “Plantas Invasoras” está desenvolvida para versões superiores a 2.3.

Preciso de ter internet para fazer avistamento pela aplicação?

Não é necessário. Apenas necessita ter acesso à internet em dois momentos: aquando do início da sessão (pode deixar a app sempre iniciada) e quando submeter os avistamentos. Se os avistamentos ficarem pendentes quando se liga à internet, clique no icon no canto superior direito e clique de seguida no nº de avistamentos pendentes de forma a serem submetidos.

Como sei que os meus avistamentos foram submetidos?

Se tiver internet no telemóvel, após cada submissão surge a mensagem “O seu avistamento foi enviado”. Se não tiver internet no momento em que faz a submissão do avistamento, o avistamento fica pendente surgindo a seguinte mensagem ”O avistamento será enviado quando tiver Internet disponível”. Quando tiver Internet surgirá a mensagem “Os avistamentos pendentes foram enviados”.

Tenho o GPS ligado mas quando submeto o avistamento surge a mensagem “Não enviado por falta de localização. Confirme se a localização (rede ou GPS) está activa”.

Sempre que surgir esta mensagem, confirme se efectivamente tem o GPS e/ou a internet ligada. Caso se confirme, espero um pouco. O tempo mínimo para submeter o avistamento é de 2 minutos.

Tenho o GPS ligado e durante o avistamento surge a mensagem “Localização actualizada”. No entanto, a localização não corresponde ao local onde foi feito o avistamento.

É provável que haja algum conflito ou incompatibilidade com outra aplicação de GPS instalada no smartphone. O GPS Essentials é uma das apps que, em certos casos, mostrou ser incompatível com a nossa aplicação. Se descobrirem outras, avisem-nos.

Fiz o avistamento e quando faço Enviar surge a mensagem “Não enviado. Falta preencher campos obrigatórios”.

Verifique se preencheu todos os campos obrigatórios: Espécie, Localização, Data, Densidade, Habitat e Foto.

O que significam os símbolos e que aparecem no lado direito do menu superior da aplicação?

O símbolo permite fazer pesquisa das espécies por Cor da flor, Porte e Folha. O símbolo permite visualizar o nome do utilizador, número de avistamentos pendentes e sair da aplicação.

O que significa o símbolo que aparece no lado esquerdo do menu superior da aplicação ?

O símbolo < permite-lhe voltar ao menu anterior.

fig11

Qual a diferença deste mapa para o mapa que surge no site invasoras.pt?

O mapa externo apresenta todos os avistamentos validados. Isso permite que o mapa no site seja mais leve. Para além de poderem usar os filtros de várias formas, utilizadores mais avançados podem adicionar layers através do Google Fusion Tables, por exemplo, criando um novo mapa a mostrar terrenos públicos e cruzar essa informação com a disponibilizada pelos avistamentos dos utilizadores. Se por acaso o fizer, partilhe os vossos projectos connosco.

Como posso aceder a este Mapa?

Através do link disponível no mapa no site ou seguindo este link.

Posso fazer o download da informação relativa aos meus avistamentos?

Pode descarregar toda a informação filtrada, ou seja, se seleccionar Utilizador e depois o nome correspondente, pode ir a File ou Ficheiro no menu principal do Fusion Map e escolher download/descarregar.

Posso fazer download de toda a informação existente neste mapa?

Sim. Toda a informação presente pode ser descarregada e reutilizada, dentro de uma Licença Creative Commons, onde se podem criar derivados, mas com atribuição e não utilização-comercial.

O que significa o número que surge à frente de cada user?

O número corresponde à identidade única de cada utilizador, permitindo que haja nomes iguais e manter os avistamentos correspondentes a cada utilizador, sem se confundirem.

Como posso pesquisar a informação no mapa?

fig12Existe um botão azul chamado Filter/Filtro que abre uma caixa com os filtros disponíveis. Seleccione o que preferir (por exemplo “user”) e todos os dados disponíveis para esse parâmetro serão apresentados. Pesquise e seleccione o valor (ou valores)que procura e o mapa apresentará apenas os avistamentos que contém esse parâmetro.

Pode adicionar mais um filtro (por exemplo “Porte”) e escolher um dos parâmetros disponíveis. O mapa mostrará os avistamentos que contém os dois parâmetros escolhidos. Por exemplo: Zé Manel + Trepadeira mostrará apenas os avstamentos de Trepadeiras feitos por esse utilizador.

Para eliminar o filtro basta apenas clicar na cruzinha no canto superior direito das opções.

Posso adicionar informação a este mapa?

Não. Este mapa é actualizado regularmente com novos avistamentos validados pela equipa do Invasoras.pt. Só pode adicionar novos avistamentos através da app ou do mapa no nosso site.

Posso ver este Mapa em qualquer browser?

Sim. Este mapa usa tecnologia Google que é compatível com todos os browsers.

O que são as Fichas de Avistamento?

As Fichas de Avistamento são outra forma de ver a informação: em vez de surgirem num mapa, os avistamentos aparecem como pequenos cartões informativos. Podem ser filtrados da mesma forma que o mapa. Existe mais uma aba com toda a informação em forma de tabela.

fig13

As fotos nas Fichas de Avistamento não carregam.Porquê?

Por vezes as fotos das fichas demoram a carregar. Espere mais alguns segundos.

Em que formato posso exportar a informação do Mapa?

O formato disponibilizado é o CSV (Comma Separated Values), que é o formato mais simples de organizar dados de tabelas. É compatível e utilizável com todos os programas que trabalham com tabelas, como , por exemplo, o Excel.