cats

Mapa de plantas invasoras

O Mapa de avistamentos do Invasoras.pt ultrapassou recentemente as 20500 submissões validadas. Obrigado a todos os utilizadores que têm contribuído para este mapa, tornando a informação sobre distribuição das plantas invasoras em Portugal mais completa e útil!

Nos últimos dezoito meses foram validados mais de 3000 avistamentos sendo que, neste período:

– Tivemos o contributo de mais 150 novos utilizadores.

– Os maiores contributos foram de Invasorassobinvestigacao (1313 submissões), Miguel Rodrigues (948 submissões), David Claro (402 submissões), Cristina Morais (283 submissões validadas), Gonçalo Coimbra (278 submissões) e Manuel F., com 268 submissões.

– As seis espécies mais avistadas foram Arundo donax (1091), Cortaderia selloana (730), Oxalis pes-caprae (574), Acacia dealbata (545), Agave americana (340) e Carpobrotus edulis (240).

– O avistamento 20500 foi realizado por Maria Duarte assinalando Oxalis pes-caprae (azedas) perto de Vila Nova de Poiares.avistamento 20500 Oxalis

Todos os avistamentos validados estão visíveis no mapa Google Fusion (que deixará de funcionar no início de Dezembro), mas no mapa aqui do site apenas podem ser visualizados os últimos 500 avistamentos validados. Os dados até 30 de Abril estão também disponíveis no GBIF (Nó Português do GBIF e internacional) e são partilhados com a EASIN – European Alien Species Information Network.

cats

Durante os últimos meses, foram adicionadas novas fichas de espécies invasoras que começam a espalhar-se em algumas regiões de Portugal. Podem consultar os perfis destas espécies aqui.

A contribuição para este mapa pode ser feita submetendo registos de localização das espécies através da nossa aplicação disponível para dispositivos Android, ou submissão online. Para esclarecerem dúvidas sobre como fazer avistamentos, visitem a página de Perguntas Frequentes.

Antes do final do ano esperamos ter novidades! Está em desenvolvimento uma nova versão do site e da plataforma de ciência-cidadã que ficará disponível para outros dispositivos  móveis, além do Android. Acompanhem as novidades aqui no site e no nosso Facebook.

A mais recente legislação sobre espécies invasoras, Decreto-Lei nº92/2019 de 10 julho, apresenta algumas alterações em relação à legislação anterior pelo que estamos a proceder à revisão e actualização do site.

Agradecemos a todos os utilizadores que têm contribuído para este mapa e esperamos continuar a contar convosco!