cats

Novas fichas de plantas invasoras

Nos últimos meses actualizámos as fichas de espécies invasoras adicionando cinco novas fichas de plantas invasoras que começam a espalhar-se em algumas regiões de Portugal. Cliquem nas imagens abaixo para ver os novos perfis:

ricinus_destaque1 reynoutria_destaque1 bidens_destaque1 lagarosiphon_destaque1 salvinia_destaque1 bacharis_destaque1

Quatro destas novas fichas correspondem a espécies de Alerta, para as quais é urgente detectar todas as novas áreas invadidas e planear acções de controlo e, se possível, tentar a sua erradicação. Duas destas novas espécies de alerta foram já divulgadas em artigos anteriores: a vassoura-de-folhas-estreitas e a salvínia. A elódea-africana foi detectada recentemente em três pontos de Portugal e em Coimbra já está a ser alvo de acções de controlo.

A sanguinária-do-Japão é das espécies invasoras mais dispersas na Europa central e do norte, mas em Portugal está presente ainda em poucas localizações (tanto quanto temos conhecimento…). O rícino está muito disperso no Arquipélago dos Açores, mas é também já muito comum no continente e Madeira principalmente em  zonas perturbadas, ruderais, como margens de estradas e entulhos. A erva-rapa encontra-se em todas as regiões de Portugal continental, principalmente em zonas húmidas, mas só agora conseguimos fazer esta ficha.

Se virem alguma destas espécies ajudem a colocá-las no mapa das plantas invasoras em Portugal!

Nas próximas semanas, vamos tentar alterar os registos submetidos destas espécies no Mapa das plantas invasoras como “X – Espécie não listada” para o nome da espécie correspondente, de forma a podermos validar esse avistamento. Se até ao final de Janeiro estas situações não aparecerem validadas nas vossas Áreas de Utilizador, por favor, avisem-nos para o mail invader@uc.pt

Etiquetas:, , ,