InvNEI

Precisamos de ajuda para colocar as plantas invasoras no mapa

O que acham da ideia de formar uma equipa e colaborar no mapeamento das plantas invasoras em Portugal?

O Invasoras.pt estabeleceu uma colaboração com a iniciativa “Noite Europeia dos Investigadores 2015”, tendo como objectivo a dinamização da plataforma de Ciência Cidadã disponível no nosso site  – Mapa de avistamentos de plantas invasoras em Portugal.

Para o efeito, convidamos-vos a formar equipas de voluntários entusiastas (e.g., professores e os seus alunos, colegas de turma, clubes de ambiente ou floresta, grupos de amigos ou equipas que se dinamizem de outra forma) dispostas a abraçar o desafio de colaborar no mapeamento das plantas invasoras, na plataforma do Invasoras.pt, e a passar a mensagem sobre a problemática das invasões biológicas.

No decorrer da iniciativa serão realizados workshops em que as equipas/ chefes de equipa podem participar. O primeiro workshop será realizado no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra no dia 14 de Março. Cada workshop incluirá a apresentação da plataforma e formação sobre identificação das principais plantas invasoras. No entanto, o Invasoras.pt disponibiliza muita informação, pelo que mesmo não assistindo ao workshop é possível participar no desafio.

Além de participar no mapeamento, cada equipa é convidada a desenvolver um trabalho livre – vídeo, entrevista, artigo para jornal, cartazes, entre outros – que será posteriormente apresentado na Noite Europeia dos Investigadores que terá lugar no dia 25 de Setembro de 2015, no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. O objectivo é encontrar formas originais e eficazes de passar a mensagem das invasões biológicas.

 

Do que estão à espera? Aceitem o nosso desafio, formem uma equipa, tornem-se cidadãos-cientistas e venham ajudar-nos a mapear as plantas invasoras em Portugal e a divulgar este tema!

 

O que precisam fazer, em 5 simples passos:

  1. Até 13 de Março [NOVA DATA] – Inscrever-se através do formulário disponível aqui, registar-se na plataforma de mapeamento e, se tiverem dispositivos Android, fazer download da App “Plantas Invasoras” na GOOGLE STORE. Consultem as FAQ se tiverem dúvidas.

  2. 14 de Março (9:30h – 13:00h) – Participar (opcional) no Workshop sobre identificação e mapeamento de plantas invasoras, no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. A participação no workshop é gratuita mas sujeita a inscrição (aqui). Workshops noutras datas e locais serão divulgados mais tarde, de acordo com as inscrições recebidas.

  3. De 14 de Março a 17 Julho de 2015 – Responder aos “desafios” que vão ser lançados aqui no site e no nosso Facebook, ou seja, localizar as plantas invasoras que vão sendo anunciadas e submeter os avistamentos, através da aplicação online ou da App Android.

  4. Até 17 de Julho – Submeter os trabalhos “Como passo a mensagem das espécies invasoras”?*

  5. 25 de Setembro – Participar na Noite Europeia dos Investigadores 2015. Os trabalhos recebidos serão expostos no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.

Ao longo do projecto, as equipas/ chefes de equipa que tiverem interesse podem inscrever-se nos workshops que serão entretanto divulgados. Estamos disponíveis para esclarecer qualquer dúvida que surja (desafio.invasoras@gmail.com).

 

*Mais tarde informaremos a forma de submissão/envio dos trabalhos.

 

Este “desafio” resulta de uma colaboração entre a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra,  o Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra e o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.

Etiquetas:, , , , , ,

    1 Comment

    1. Pingback: Wilder