Estudo Elisabete

Redes-de-interação plantas-galhas e comunidades associadas

No âmbito do projeto “INVADER-B – Gestão de plantas Invasoras em Portugal: da prevenção à Detecção Remota e controlo biológico de Acacia longifolia“, a estagiária do curso de Ecologia e Paisagismo, da Escola Superior Agrária de Viseu, Elisabete de Almeida colaborou no primeiro estudo sobre os impactes de A. longifolia ao nível das redes-de-interação plantas-galhas e suas comunidades associadas.

O trabalho intitulado “Impactes de Acacia longifolia nas comunidades de galhas nativas e suas redes ecológicas em Portugal. Implicações para o controlo biológico” foi desenvolvido como Trabalho final de curso e resultou do estágio curricular que decorreu no Centro de Ecologia Funcional, da Universidade de Coimbra e na Escola Superior Agrária de Coimbra.

Neste estudo, a Elisabete contribuiu para:

a) avaliar se a presença de A. longifolia altera a diversidade de espécies vegetais nativas, incluindo as galhas e insectos a elas associados;

b) verificar implicações da presença de A. longifolia na família Pteromalidae, família a que pertence o agente de controlo biológico Trichilogaster acaciaelongifoliae (vespa-australiana-formadora-de-galhas).

 

Os resultados obtidos indicam que a invasão de A. longifolia está associada à diminuição da abundância de espécies vegetais, levando a um declínio do número de formadores de galhas e das suas comunidades. No entanto, a presença da espécie não afeta o modo de distribuição da família Pteromalidae.

Dada a escassez de informação em Portugal nesta área, o trabalho no qual este estágio se integrou é um contributo importante para o estabelecimento de uma situação de referência, ao nível das comunidades de insectos associados à formação de galhas, antes da introdução do agente de controlo biológico.

 

Neste mesmo contexto, também o Sérgio Ribeiro desenvolveu a sua tese de mestrado intitulada “Acacia longifolia and gall networks in Portugal: Understanding the impacts and the implications for biocontrol”, para a obtenção do grau de Mestre em Ecologia, UC & European Master in Applied ecology.

Etiquetas:, , ,