Imagem1

Resultados dos DESAFIOS 2019

 

Finalmente divulgamos publicamente os resultados dos Desafios Invasoras.pt, que este ano tiveram mais participantes que no ano anterior e estão todos de parabéns pela participação, empenho, e criatividade e, em particular as equipas Vencedoras!

Temos o prazer de anunciar a lista dos Vencedores e de desvendar que brevemente divulgaremos novidades para os Desafios 2020!

vencedores desafio1

 Dos 94 inscritos no Desafio 1, apenas 30 submeteram avistamentos, sendo que apenas 5 efectuaram registos com alguma regularidade. Destes, alguns são merecedores de Prémios!

 

  • Equipa com mais espécies diferentes mapeadas:

  • Miguel Rodrigues, com 672 registos de 32 espécies diferentes

 

Imagem25

Menção Honrosa: 

Gonçalo Coimbra (um dos vencedores desta categoria do desafio1 em 2018) que avistou 22 espécies no ano passado e 24 espécies este ano, tendo ficado em segundo lugar.

  • Equipa com mais avistamentos totais:

  • Equipa “Invasoras sob Investigação” da Escola Básica e Secundária de Ourém com 1215 registos aprovados de 14 espécies

Imagem26

  • Equipa com mais avistamentos por espécie:

  • Equipa “Invasoras sob Investigação” da Escola Básica e Secundária de Ourém com 417 avistamentos de canas (Arundo donax), 381 Avistamentos de azedas (Oxalis pes-caprae) e 154 de piteiras (Agave americana)

Imagem27

 

vencedores desafio2

 Neste desafio inscreveram-se nele 43 equipas. Apenas 30 submeteram o registo das suas observações e apenas 7 equipas acompanharam as suas plantas ao longo de 6 meses ou mais. 

Imagem19_

 

  • Melhor registo fotográfico:

  • Não foram submetidas fotografias com qualidade fotográfica merecedora de prémio

 

vencedores desafio3

 Este era o desafio mais difícil e aquele que teve menos participantes. Inscreveram-se 28 equipas, mas apenas dois participantes dos desafios submeteram avistamentos de espécies de uma espécie de Alerta.

  • Equipa com mais espécies de ALERTA mapeadas : 

  • Nenhuma das equipas inscritas registou avistamentos de mais do que uma espécie de Alerta.

 

 

Imagem17

 

 

vencedores desafio4_

Embora se tenham inscrito 45 equipas no desafio de divulgação, apenas nos foram enviados trabalhos de 6 equipas, dos quais há a salientar os seguintes vencedores de cada categoria:

 

  • Melhor Trabalho 3º CEB:

  • A equipa “Quarteto de Ciência” d 8ºD da  Escola Básica e Secundária Vale do Tamel, do Agrupamento de Escolas Vale do Tamel, em Lijó, Barcelos venceu esta categoria com o seu vídeo “Hora da Ciência” sobre a invasão do jacinto-de-água (Eichornia crassipes)

 

Imagem16

 

 

  • Melhor Trabalho Ensino Secundário:  

  • Nesta categoria não foi atribuído nenhum prémio por nenhum dos trabalhos cumprir os requisitos mínimos para atribuição de prémio, no entanto, a Escola Básica e Secundária de Ourém é merecedora de uma menção honrosa pela quantidade, diversidade, criatividade e qualidade dos trabalhos apresentados, apesar da má identificação de várias espécies.

 

  • Melhor Trabalho Outras entidades:

A Associação Rota Vicentina elaborou um extraordinário trabalho de divulgação da problemática das espécies exóticas invasoras na Bienal de Turismo de Natureza, que apresentou através de uma publicação na Página de Facebook da Rota vicentina. O trabalho foi desenvolvido pelos voluntários da Rota Vicentina, ao abrigo do projecto Life Volunteer Escapes e consistiu num painel e de actividades de educação ambiental dirigidos um público vocacionado para o turismo, mas também, para a Conservação da Natureza.

Imagem18

1- Cartões Espécies Invasoras (exemplo abaixo: acacia-de-espigas) e de espécies Nativas (exemplo: azinheira )Imagem4

 

2- 3 conjuntos de Cartões com histórias de invasão:

Imagem13

 

3 – Actividade “Descobre as Diferenças?”

Imagem6 Imagem5

 

4 – Painel interpretativo “Queres continuar a perder?”

Imagem4

PARABÉNS aos vencedores!

Em breve anunciaremos novidades para os desafios 2020, entretanto podem continuar a mapear invasoras nas férias e a monitorizar a fenologia das plantas que começaram  a seguir no desafio 2.

 

Etiquetas:,