Sopa de Letras

Sopa de Letras

Chamamos espécies invasoras às plantas, animais e outros organismos que vêm de outro sítio do Mundo (são exóticas) e que sem a nossa ajuda conseguem dispersar e causar problemas, por exemplo, no ambiente que nos rodeia, a outras espécies ou à nossa saúde.

Depois de chegarem a um novo local as espécies invasoras podem mesmo eliminar alguns dos animais e plantas que sempre lá existiram (às quais chamamos nativas)! Podem fazer isto ao ocupar os seus lugares, comer os seus alimentos ou em alguns casos ao trazer doenças que matam as nativas. Muitas vezes, os problemas que as espécies invasoras causam são graves e é preciso muito dinheiro para os resolver.

Muitas pessoas ainda não conhecem as espécies invasoras o que torna a luta contra elas ainda mais difícil. Quando se apercebem das espécies e dos problemas que estão a causar elas já estão muito espalhadas e eliminá-las dá muito trabalho e é muito caro; às vezes é mesmo impossível!

Antes de mais, importa aprender os seus nomes!

Nesta “sopa de letras” estão os nomes de 12 espécies invasoras em Portugal. Podem estar escritos na vertical, horizontal e diagonal, tanto de trás para a frente como no sentido oposto. Consegues descobri-los?

 

sopa-de-letras cut

clica na imagem para fazer o download da sopa de letras

 

Rodeia na lista abaixo aquelas que fores descobrindo. Se clicares em cada um dos nomes podes descobrir mais coisas sobre as espécies.

 

This post is also available in: Inglês