1024px-Vespa_velutina_side

Vespa velutina invade Alto Minho

A vespa velutina, conhecida também como vespa asiática, parece ter-se instalado no Norte do país. Desde que foi descoberta no final de 2012 no Alto Minho, já foram destruídos 35 dos seus ninhos. De acordo com a notícia do Público sobre este problema, estas vespas ameaçam a produção de mel:

Estas vespas, maiores e mais perigosas do que a abelha nacional, são uma verdadeira dor de cabeça para os apicultores da região. Em Janeiro, numa conferência de imprensa realizada na Protecção Civil de Viana do Castelo, Miguel Maia, técnico da Apimil explicou que, além de concorrerem com as abelhas na disputa de alimento, estas vespas são “agressivas” e atacam mesmo colmeias, com prejuízos para a biodiversidade e producção de mel. “Fazem com que as abelhas não saiam para procurar alimento, porque estão a ser atacadas, enfraquecendo assim as colmeias, que acabam por morrer”, ilustrou então.

As autoridades estão a tentar destruir mais ninhos de vespa, recorrendo a lança-chamas e a armas de fogo.

António Cruz explicou que são ninhos que se encontram a 35,40 metros de altura e que serão alvejados com armas de fogo. Uma vez no chão, serão queimados. Para este dirigente dos bombeiros municipais, só dentro de um ano será possível fazer um “balanço mais exacto” e perceber se estas operações resultaram.

“Quando se destrói um ninho, o objectivo é apanhar as vespas fundadoras estejam no interior. Se já tiverem saído, fazem novas colónias, e um novo ciclo de vida está garantido. É por isso que nas zonas rurais se propagam rapidamente, porque não são descobertas com facilidade”, sustentou.

Esta espécie entrou na Europa em 2004, através do porto de Bordéus, em França.

foto: por Siga, Wikimedia
Etiquetas:, , , , ,

    1 Comment

    1. Elizabete Marchante
      Outubro 16th

      Qualquer apicultor que suspeite da presença da vespa velutina deve preencher o formulário (http://www.dgv.min-agricultura.pt/xeov21/attachfileu.jsp?look_parentBoui=5839564&att_display=n&att_download=y) disponibilizado no portal da Direcção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV; http://www.dgv.min-agricultura.pt/portal/page/portal/DGV/genericos?actualmenu=23555&generico=807389&cboui=807389) e enviá-lo para: vespa.velutina@dgav.pt