galha castanheiro2

ALERTA! Vespa das galhas do castanheiro!

A vespa das galhas do castanheiro é uma nova espécie invasora que chegou ao nosso país há pouco tempo e pode ser uma ameaça para a produção de castanha. Os produtores de castanha em particular (e todos os cidadãos!) devem observar as suas árvores e estar alerta de forma a detectar esta invasora a tempo de conter a dispersão.  No caso de observarem sintomas semelhantes aos das fotografias abaixo (mais fotos aqui) é muito importante que os comuniquem às entidades fitossanitárias de vossa região (podem consultar contactos aqui, nas últimas páginas). Só desta forma será possível conter a invasão e diminuir os prejuízos! A não comunicação de novos focos pode pôr em risco a produção de castanha de todos os proprietários! 

O castanheiro é comum no panvespa do castanheiroorama nacional e detém uma importância acentuada a nível agro-florestal, mas encontra-se em risco devido à chegada recente da vespa das galhas do castanheiro (Dryocosmus kuriphilus Yasumatsu, ordem Hymenoptera, família Cynipidae). Este pequeno insecto promove a formação de galhas nos gomos e folhas de espécies do género Castanea (nomeadamente Castanea sativa, o nosso castanheiro), provocando a redução do crescimento dos ramos e da frutificação, podendo diminuir drasticamente a produção e a qualidade da castanha e conduzir ao declínio dos castanheiros.

 

A dispersão do insecto tanto pode ser feita através da introdução de plantas jovens ou ramos infestados com ovos ou larvas do insecto, como através da circulação do material infectado ou através de fêmeas adultas em voo. Tendo em conta esta problemática é necessário implementar métodos de controlo, em alguns casos, mas, acima de tudo, sensibilizar a população para o problema, bem como das consequências que daí podem advir. Ajudem-nos a divulgar este alerta! Só estando alerta e sensibilizados para este problema podemos combatê-lo!

Até ao presente, já foram detectados focos da vespa das galhas do AVISO_Dryocosmus__mat_EM-001castanheiro, pelo menos, nos concelhos de Amarante, Baião, Barcelos, Cinfães, Melgaço, Ponte de Lima e Vale de Paços. Informação mais detalhada no site do ICNF.

Para obter informações mais detalhadas sobre o assunto podem consultar o site da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, ou descarregar os seguintes documentos:

Plano de acção nacional para controlo do insecto Dryocosmus kuriphilus Yasumatsu – vespa das galhas do castanheiro

Vespa das galhas do castanheiro – Conselhos – Fitonoticias

Análise de risco da vespa das galhas do castanheiro feita pela EFSA

Notícia no Jornal de Notícias, 23 de Abril 2015.

Nota: as imagens podem ser encontradas nos documentos citados no texto e aqui.

Etiquetas:, ,