workshop internacional top

Workshop – “How to communicate on pests and invasive alien plants?”

Entre 8 e 10 de Outubro, cerca de 75 cientistas e profissionais de comunicação de 25 países, estiveram em Oeiras para um Workshop Internacional dedicado a como comunicar sobre pragas e plantas invasoras. O objectivo foi debater e partilhar as suas experiências na tarefa difícil de comunicar sobre estas espécies e os seus impactes negativos.

A equipa do Invasoras.pt esteve lá, e fez parte da organização, em representação da ESAC e do CEF/UC.

No segundo dia os participantes visitaram o Parque Natural de Sintra-Cascais para remover plantas invasoras e sentir as dificuldades dos processos de controlo, no terreno.

No final, todos concordaram que as populações têm de ser chamadas a fazer parte da solução, o que só é possível se as informarem de forma eficaz e apelativa. Ao mesmo tempo, deve-se saber alertar as entidades governamentais para os prejuízos reais e potenciais deste problema. Para tal é preciso identificar os públicos alvo e adaptar a mensagem para cada um deles, assim como reduzir as dificuldades de comunicação entre cientistas e jornalistas.

Vejam as fotos do evento na nossa página de Facebook, e aqui fica uma pequena entrevista com a Sarah Brunel, da European and Mediterranean Plant Protection Organization (EPPO), uma das entidades organizadoras do evento.

Etiquetas:, , , , , , , ,