Login | |

Resultados Desafios INVASORAS.PT 2019/20

 

Este ano os Desafios INVASORAS.PT tiveram a colaboração do projeto LIFE Stop Cortaderia, sendo que foi adicionado um novo prémio a cada desafio destinado especificamente para a Cortaderia selloana (erva-das-pampas, penachos ou plumas) e também um novo desafio, Desafio 5 – Atuar. Agradecemos a todos os cidadãos-cientistas pela participação, empenho e criatividade que dedicaram a estes Desafios! E damos os PARABÉNS AOS VENCEDORES da edição deste ano! :)

Os vencedores dos Desafios INVASORAS.PT / CORTAderia edição 219/2020 são os seguintes:

 

 VENCEDORES DO DESAFIO 1 - MAPEAR

No Desafio 1 inscreveram-se 52 equipas das quais 18 submeteram um total de 918 avistamentos de plantas invasoras. Entre estas, 13 equipas submeteram 214 avisamentos de erva-das-pampas.

  • MIGUEL RODRIGUES é o grande vencedor no mapeamento de plantas invasoras, com 467 registos de 30 espécies diferentes, de norte a sul do território continental.

  • GONÇALO COIMBRA é o vencedor com o maior número de registos de uma única espécie, que coincide precisamente com a espécie-alvo deste ano, a erva-das-pampas.

  • MENÇÃO HONROSA - Cristina Morais recebe uma Menção Honrosa no Desafio 1, com 161 avistamentos de 27 espécies diferentes.

 

 

VENCEDORES DO DESAFIO 2 - MONITORIZAR

No Desafio 2 inscreveram-se 23 equipas das quais apenas sete fizeram submissões de nove plantas invasoras que foram acompanhadas mensalmente até um máximo de 7 meses; destas, três equipas fizeram submissões mensais de erva-das-pampas até um máximo de 7 meses. Na avaliação deste desafio considerámos apenas as equipas que acompanharam as suas plantas durante 5 meses ou mais.

  • MIGUEL RODRIGUES é o vencedor deste desafio, tendo realizado os registos mais completos de fenologia para cinco espécies diferentes: canas (Arundo donax7 meses seguidos), chorão-das-praias (Carpobrotus edulis6 meses seguidos), erva-das-Pampas (7 meses seguidos), ricino (Ricinus communis, 6 meses seguidos) e azedas (Oxalis pes-caprae7 meses seguidos). É também o vencedor com registos mais completos de erva-das-pampas.

  • MENÇÃO HONROSA – A Escola Básica e Secundária de Sobreira recebe uma Menção Honrosa do Desafio 2, tendo acompanhado duas espécies durante cinco meses seguidos, a acácia-de-espigas (Acacia longifolia) e a erva-das-Pampas, sendo esta última a espécie em destaque dos Desafios deste ano.

 

 

VENCEDORES DO DESAFIO 3 - DETETAR

No Desafio 3 inscreveram-se 52 equipas das quais 14 fizeram avistamentos. Destas, apenas uma equipa submeteu avistamentos de duas espécies sob alerta e quatro equipas submeteram registos de possíveis novos focos de invasão de erva-das-pampas.

  • MIGUEL RODRIGUES é o vencedor das espécies sob alerta, com dois avistamentos de sanguinária-do-japão (Reynoutria japonica) e um avistamento de salvinia (Salvinia molesta).​

  • CRISTINA MEDEIROS é a vencedora dos possíveis novos focos de invasão de Cortaderia selloana, tendo mapeado diversos pontos de erva-das-pampas na ilha da Madeira. Algumas destas plantas estão bastante distantes de outras que já tínhamos conhecimento, por exemplo, uma que dista mais de 13km em linha reta da planta mais próxima conhecida.

 

 

VENCEDORES DO DESAFIO 4 - DIVULGAR

No Desafio 4 inscreveram-se sete equipas, das quais apenas quatro enviaram trabalhos de divulgação. Duas equipas enviaram sete trabalhos sobre plantas invasoras e outras duas enviaram trabalhos dedicados exclusivamente à erva-das-pampas.

  • A ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE ALBUFEIRA é a equipa vencedora do melhor trabalho dedicado à divulgação das plantas invasoras. Dos seis trabalhos enviados por esta equipa, destacamos o trabalho realizado por CAROLINA SANTINHO e KIRA SOURA, uma comunicação denominada “Plantas Invasoras” apresentada no âmbito do Projeto EcoScience, promovido pelo Centro de Ciência Viva de Lagos.

 

VEJAM AQUI O VÍDEO

 

  • Os GANDARESES, equipa do Agrupamento de Escolas Gândara Mar, são os vencedores do melhor trabalho dedicado à divulgação de Cortaderia selloana. Dos três trabalhos enviados por esta equipa, destacamos o trabalho realizado por JOSÉ AFONSO SIMÕES, um vídeo musical dedicado à invasão desta espécie em Portugal.

 

VEJAM AQUI O VÍDEO

 

  • MENÇÃO HONROSA – Não podíamos deixar de atribuir uma Menção Honrosa ao Clube de Ciência Viva do Agrupamento de Escolas de Arganil, que é responsável por um painel publicitário outdoor colocado no centro da vila de Arganil e que apresenta como mensagem principal “Vamos tornar Arganil um município livre de erva das Pampas!”

 

VENCEDORES DO DESAFIO 5 - ATUAR

No Desafio 5 inscreveram-se 18 equipas mas apenas uma equipa enviou registos das ações de controlo direcionadas à erva-das-pampas.

  • A equipa vencedora do melhor trabalho de controlo de erva-das-pampas é o Clube de Ciência Viva do Agrupamento de Escolas de Arganil, que nos enviou 5 ações direcionadas ao controlo de Cortaderia selloana. Estas ações incluem divulgação das atividades realizadas - vejam o PDF abaixo :)

 
 

MUITOS PARABÉNS aos vencedores! Apesar de termos recebido menos participações do que no ano anterior, a qualidade dos trabalhos é excecional e não foi fácil escolher os vencedores.

 

Em breve abriremos as inscrições para os Desafios 2020/2021, esperamos que estes resultados vos incentivem a participar no próximo ano!

 

Até lá podem ir registando as plantas invasoras que avistam, com a nossa nova aplicação ou diretamente na página.

Anexos: