A primeira edição dos Desafios Invasoras.pt foi lançada no Outono de 2017 e embora esta tenha sido a “edição experimental” podemos dizer que o resultado foi promissor e que é para continuar! Certamente com melhorias já que teremos em conta a experiência adquirida durante este ano.
Nos 4 Desafios inscreveram-se 56 equipas de quase todos os distritos do continente e das duas regiões autónomas. A maioria das equipas inscreveu-se em um ou dois desafios, mas houve 10 equipas que se inscreveram em todos. Embora muitos dos participantes não tenham conseguido participar tão activamente como gostariam, em cada um dos Desafios houve equipas que se notabilizaram pela sua participação.
Agradecemos a todos os participantes a dedicação aos Desafios e damos os nossos parabéns às equipas Vencedoras!
Distribuição dos participantes nos Desafios Invasoras.pt, edição 2017/2018, pelo território de Portugal (Continental e Ilhas).
DESAFIO 1- MAPEAMENTO: Mapear Invasoras frequentes em Portugal
Dos 36 inscritos neste Desafio, apenas 18 se registaram na plataforma de mapeamento e apenas 13 efectuaram avistamentos, sendo que apenas 5 efectuaram registos com alguma regularidade. Destes, alguns são merecedores de Prémios!
- Equipa com mais espécies diferentes mapeadas:
Gonçalo Coimbra, com 84 registos Validados, de 22 espécies diferentes, incluindo uma espécie de Alerta (ver Desafio 3)
Fotografias de algumas das espécies invasoras submetidas por Gonçalo Coimbra (do canto superior esquerdo até ao canto inferior direito): Hakea sericea, Hakea salicifolia, Opuntia ficus-indica, Ipomoea indica, Tradescantia fluminensis, Robinia pseudoacacia, Cortaderia selloana, Acacia melanoxylon, Acacia saligna, Acacia dealbata, Acacia longifolia, Ailanthus altissima, Pittosporum undulatum, Carpobrotus edulis, Myriophyllum aquaticum e Ageratina adenophora.
Estes e outros avistamentos podem ser consultados no mapa com todos os avistamentos.
- Equipa com mais avistamentos totais:
Equipa Canelas7D Escola Básica e Secundária de Canelas, com 109 registos aprovados, de 7 espécies.
Mapa de avistamentos e selecção de algumas fotografias das espécies invasoras submetidas pela equipa Canelas7D.
Conseguem reconhecê-las a todas? Podem consultar estes e outros avistamentos no mapa com todos os avistamentos.
- Equipa com mais avistamentos por espécie:
Equipa Canelas7D – Escola Básica e Secundária de Canelas submeteu 85 registos de erva-das-Pampas (Cortaderia selloana), espécie à qual esta equipa se dedicou também no Desafio 4 (ver mais abaixo).
Pormenores do mapa dos avistamentos de erva-das-Pampas (Cortaderia seloana) registados pela equipa Canelas7D.
Podem consultar estes e outros avistamentos no mapa com todos os avistamentos.
DESAFIO 2 – FENOLOGIA: Monitorizar a fenologia das plantas invasoras
Este foi um dos Desafios com mais participantes: inscreveram-se 36 equipas. Apenas 16 submeteram o registo das suas observações e 10 delas apenas o fizeram um mês. Das 6 equipas que participaram mais activamente neste desafio destaca-se um vencedor:
- Equipa com Mais espécies com registo completo, de Novembro 2017 a Maio 2018:
Equipa 1º ESO B do Instituto Español “Giner de los Ríos”, de Oeiras, foi a equipa que fez registos mais completos da fenologia, completando 6 meses seguidos de registos para 2 espécies invasoras, a acácia-bastarda (Robinia pseudoacacia) e o rícino (Ricinus communis).
- Equipa com Melhor registo fotográfico:
Não foram submetidas fotografias com qualidade fotográfica merecedora de prémio.
DESAFIO 3 – DETECÇÃO: Detectar novas invasoras que chegaram há pouco tempo
Este era o Desafio mais difícil e aquele que teve menos participantes. Inscreveram-se 18 equipas, mas apenas uma equipa participou e apenas com um único avistamento. Por ser um Desafio realmente difícil e útil foi assim atribuído o prémio ao único avistamento submetido.
- Equipa com mais avistamentos totais de espécies de ALERTA:
Gonçalo Coimbra – nova localização de elódea-africana (Lagarosiphon major) em Coimbra.
Fotos da elódea-africana (Lagarosiphon major) submetidas por Gonçalo Coimbra, vencedor do Desafio 3.
Recebemos informação do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) que esta nova localização de elódea-africanaencontrada na Mata Nacional do Choupal foi entretanto alvo de trabalhos de remoção levados a cabo pelos Funcionários do ICNF.
Fotografias dos trabalhos de remoção de elódea-africana na Mata Nacional do Choupal (Fotos do ICNF).
DESAFIO 4 – DIVULGAÇÃO: Divulgar o tema das invasões biológicas
Embora se tenham inscrito 21 equipas no Desafio de Divulgação, apenas nos foram enviados 3 trabalhos dos quais há a salientar um vencedor:
- Equipa com Melhor Trabalho livre (2º e 3ºCEB):
Canelas7D Escola Básica e Secundária de Canelas. O Trabalho elaborado pelos alunos do 7ºD da Escola Básica e Secundária de Canelas superou largamente as nossas expectativas para este Desafio. Concentraram os esforços na divulgação de uma das principais invasoras do Litoral Norte, que causa grandes impactos em redor da escola e mesmo dentro desta: a erva-das-Pampas. Para tal, criaram um folheto sobre esta espécie e um vídeo que, além de estar muito bem escrito e realizado, demonstrar grande conhecimento sobre o tema e um esforço para captar imagens que ilustrem cada um dos aspectos apresentados, mostra também uma grande dedicação e empenho desta equipa de alunos-repórteres.
Imagem do vídeo e do folheto de divulgação, sobre a erva-das-Pampas, vencedores do Desafio 4.
O folheto pode ser descarregado [aqui] e o vídeo pode ser visualizado [aqui].