Erva perene de grande porte, até 2,5 m, rizomatosa, de grandes plumas branco-prateadas.
Nome científico: Cortaderia selloana (Schult. & Schult.f.) Asch. & Graebn.
Nomes vulgares: penachos, erva-das-pampas, paina, capim-das-pampas, plumas, penacho-branco
Família: Poaceae (Gramineae)
Estatuto em Portugal: espécie invasora (listada no Decreto-Lei nº 92/2019, de 10 julho)
Nível de risco: 26 | Valor obtido de acordo com um protocolo adaptado do Australian Weed Risk Assessment (Pheloung et al. 1999), por Morais et al. (2017), segundo o qual valores acima de 13 significam que a espécie tem risco de ter comportamento invasor no território Português | Actualizado em 30/09/2017.
Sinonímia: Arundo selloana Schult, Cortaderia dioica (Spreng.) Speg, Cortaderia argentea (Nees) Stapf, Arundo selloana Schult. & Schult., Gynerium argenteum Nees
Data de atualização: 26/06/2020
Ajude-nos a mapear esta espécie na nossa plataforma de ciência cidadã.
Como reconhecer
Erva perene de até 2,5 m (raramente ultrapassa os 4 m), rizomatosa, com uma grande roseta de folhas basilar que chega a atingir mais de 4 m de diâmetro, com numerosos colmos os quais produzem panículas grandes; estas produzem ora flores do sexo feminino ora (em indivíduos diferentes) flores hermafroditas.
Folhas: acinzentadas ou verde-azuladas, lineares, de margens muito cortantes, com ápice acuminado, formando um “v” quando vistas em corte transversal.
Flores: reunidas em panículas, semelhante a plumas grandes, densas, branco-prateadas (por vezes violeta-claras), com 40-70 cm, podendo situar-se a mais de 4 m de altura. Morfologicamente a espécie é ginodióica (ou seja, alguns indivíduos têm flores hermafroditas e outros flores femininas) mas funcionalmente é dióica (as flores hermafroditas são normalmente dadoras de pólen e só raramente formam sementes) pelo que é necessária a presença de indivíduos femininos e hermafroditas relativamente próximos para ocorrer formação de sementes.
Frutos: cariopses escuras de 2-2,5 mm de comprimento.
Floração: agosto a outubro, surgindo flores pontualmente fora deste período.
Espécies semelhantes
Cortaderia jubata (Lemoine ex Carrière) Stapf é semelhante, mas a panícula é mais solta, e de cor rosada ou violeta-escuro; os colmos são 2-2,5 vezes mais longos do que a roseta de folhas; e as folhas são verde-vivo a verde-escuras.
Características que facilitam a invasão
Reproduz-se por via seminal produzindo muitas sementes (uma planta feminina pode produzir até 1 milhão de sementes), as quais são dispersas muito eficazmente pelo vento (ou mesmo por animais, veículos, etc), originando focos de invasão em locais distantes.