No passado 11 de Outubro, cerca de 20 pessoas assistiram à apresentação do “Guia Prático para a Identificação de Plantas Invasoras em Portugal”, na Mata Nacional do Buçaco. Na sessão estiveram presentes três das co-autoras, Hélia Marchante, Elizabete Marchante e Maria Cristina Morais. A abertura da sessão foi realizada por Milene Matos (Universidade de Aveiro) que destacou a importância desta apresentação no âmbito do projeto Bright (Bussaco’s Recovery from Invasions Generating Habitats Threats). Este projecto prevê a conservação do património natural único da Mata do Buçaco através do combate a uma ameaça que constitui hoje um dos principais problemas globais: as espécies invasoras.
Durante a apresentação, foi pedido aos participantes que indicassem qual a espécie que não esperavam ver no Guia e qual a que mais frequentemente vêem. A maioria indicou Hydrangea macrophylla (hortense) como a espécie que não esperava encontrar no Guia e Acacia dealbata (mimosa) como a espécie mais vista no dia-a-dia.
Após a apresentação, realizou-se um pequeno percurso pela Mata onde os participantes tiveram oportunidade de reconhecer algumas das plantas invasoras presentes no Guia.
A sessão terminou com uma ação de controlo de plantas invasoras (principalmente Acacia dealbata e Pittosporum undulatum) no Pinhal do Marquês.
A versão impressa deste Guia esteve disponível para distribuição até Março de 2016. Actualmente já temos poucos exemplares disponíveis mas o Guia continua a estar disponível para download (versão .PDF) aqui.
Comments