Foi apresentado no passado dia 19 de Junho de 2014 o “Guia Prático para a Identificação de Plantas Invasoras em Portugal”, da autoria de Hélia Marchante, Maria Morais, Helena Freitas e Elizabete Marchante. A apresentação contou também com a presença do director da Imprensa da Universidade de Coimbra, Delfim Ferreira Leão. No evento estiveram mais de 90 pessoas.
Este livro surge no seguimento do “Guia Prático para a Identificação de Plantas Invasoras em Portugal Continental”, publicado em 2008. Os conteúdos foram revistos e aumentados, sendo agora incluído um maior leque de espécies de plantas invasoras, entre as quais algumas presentes nos arquipélagos dos Açores e da Madeira. Adicionalmente, foram realizadas análises de risco para as espécies apresentadas.
No dia da apresentação, realizámos um pequeno inquérito durante a apresentação para saber qual das espécies apresentadas no livro causava mais surpresa e que espécie a assistência via mais no seu dia-a-dia. Os resultados foram os seguintes:
Que espécie não esperava encontrar no guia?
Hydrangea macrophylla (hortense); Populus alba (choupo-branco); Cercis siliquastrum (olaia)
Que planta invasora vê mais no dia-a-dia?
Acacia dealbata (mimosa); Oxalis pes-caprae (azedas); Ailanthus altissima (espanta-lobos)
A versão impressa deste Guia esteve disponível para distribuição até Março de 2016. Actualmente já temos poucos exemplares disponíveis mas o Guia continua a estar disponível para download (versão .PDF) aqui.
O guia é uma edição da Imprensa da Universidade de Coimbra, e foi co-financiado pela UE/FEDER, através do QREN (Programa Factores de Competitividade — COMPETE) e por fundos nacionais através da Ciência Viva — Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, pelo que a sua distribuição é gratuita.
Comments