Está aberto o concurso para duas bolsas de investigação no âmbito do projeto “Gestão de plantas invasoras em Portugal: da prevenção à deteção remota e controlo biológico de Acacia longifolia – INVADER-B”. As bolsas destinam-se a candidatos com o grau de Mestre.
O período para a formalização da candidatura decorre de 24 de julho a 23 de agosto de 2013.
Ref. PTDC/AAG-REC/4607/2012 (I)
O bolseiro desenvolverá investigação no âmbito do projeto INVADER-B, nas áreas das invasões biológicas, redes de interação em galhas e controlo biológico. Grande parte do trabalho será desenvolvido no âmbito das tarefas:
- Evaluation of invasive Acacia longifolia impacts on plant-gall interaction networks;
- Predicting the impact of the biocontrol agent Trichilogaster acaciaelongifoliae on the native plant-gall interaction networks;
- Release of the wasp T. acaciaelongifoliae in the environment and post-releasing monitoring.
Estas tarefas envolvem trabalho de campo frequente para colheita e monitorização de galhas de insetos, trabalho de laboratório na área da entomologia e tratamento estatístico de dados para criação de redes de interação entre plantas – insetos formadores de galhas – parasitóides/inquilinos e hiperparasitóides. Adicionalmente, o bolseiro colaborará nas outras tarefas do projeto, de forma a complementar a sua formação noutras áreas.
Ref. PTDC/AAG-REC/4607/2012 (II)
O bolseiro desenvolverá investigação no âmbito do projeto INVADER-B, nas áreas das invasões biológicas e deteção remota.
Grande parte do trabalho será desenvolvido no âmbito das seguintes tarefas:
- Mapping the distribution of invasive Acacia longifolia and Trichilogaster acaciaelongifoliae galls using remote sensing;
- Release of the wasp T. acaciaelongifoliae in the environment and post-releasing monitoring.
Estas tarefas envolvem saídas de campo frequentes e trabalho em SIG e deteção remota. Adicionalmente, o bolseiro colaborará nas restantes tarefas do projeto, de forma a complementar a sua formação noutras áreas.
Ambas as bolsas têm a duração de seis meses e são eventualmente renováveis até à data de terminus do projeto (junho de 2015).
Comments