Login | |

Bolsas de Investigação: Gestão de Acacia longifolia (INVADER-B)

Está aberto o concurso para duas bolsas de investigação no âmbito do projeto “Gestão de plantas invasoras em Portugal: da prevenção à deteção remota e controlo biológico de Acacia longifolia – INVADER-B”.  As bolsas destinam-se a candidatos com o grau de Mestre.

O período para a formalização da candidatura decorre de 24 de julho a 23 de agosto de 2013.

Ref. PTDC/AAG-REC/4607/2012 (I)

O bolseiro desenvolverá investigação no âmbito do projeto INVADER-B, nas áreas das invasões biológicas, redes de interação em galhas e controlo biológico. Grande parte do trabalho será desenvolvido no âmbito das tarefas:

- Evaluation of invasive Acacia longifolia impacts on plant-gall interaction networks;

- Predicting the impact of the biocontrol agent Trichilogaster acaciaelongifoliae on the native plant-gall interaction networks;

- Release of the wasp T. acaciaelongifoliae in the environment and post-releasing monitoring.

Estas tarefas envolvem trabalho de campo frequente para colheita e monitorização de galhas de insetos, trabalho de laboratório na área da entomologia e tratamento estatístico de dados para criação de redes de interação entre plantas – insetos formadores de galhas – parasitóides/inquilinos e hiperparasitóides. Adicionalmente, o bolseiro colaborará nas outras tarefas do projeto, de forma a complementar a sua formação noutras áreas.

 

Ref. PTDC/AAG-REC/4607/2012 (II)

O bolseiro desenvolverá investigação no âmbito do projeto INVADER-B, nas áreas das invasões biológicas e deteção remota.

Grande parte do trabalho será desenvolvido no âmbito das seguintes tarefas:

- Mapping the distribution of invasive Acacia longifolia and Trichilogaster acaciaelongifoliae galls using remote sensing;

- Release of the wasp T. acaciaelongifoliae in the environment and post-releasing monitoring.

Estas tarefas envolvem saídas de campo frequentes e trabalho em SIG e deteção remota. Adicionalmente, o bolseiro colaborará nas restantes tarefas do projeto, de forma a complementar a sua formação noutras áreas.

Ambas as bolsas têm a duração de seis meses e são eventualmente renováveis até à data de terminus do projeto (junho de 2015).

Comments

Boa tarde! Recebi esta proposta de trabalho através de um e-mail enviado por uma das minhas formadoras no curso do CISE (Centro de Interpretação da Serra da Estrela) a doutora Elizabete Marchante sobre o combate às Invasoras Lenhosas. Este curso despertou-me a curiosidade acerca desta problemática e a vontade de aprender mais. Apesar de não possuir o grau de Mestre, como o curso de Engenharia Biotecnológica que concluí é pré-Bolonha corresponde aos 5 anos do actual mestrado. Estou muito motivado para esta proposta de trabalho e com vontade de dar o melhor contributo neste tema. Gostava de saber para onde poderei enviar o meu currículo de modo a me candidatar a esta proposta. Sem mais de momento, despeço-me. Com os melhores cumprimentos! Obrigado pela atenção dispensada! Miguel Abrantes

Olá, Miguel! Lamento, mas o Edital requer o grau de mestre, pelo que os candidatos sem mestrado (mesmo tendo licenciaturas pré-Bolonha) não poderão ser considerados a concurso. Se pudesses concorrer, o CV deveria ser enviado para o mail (ou morada) que está indicado no Edital. Cumprimentos, Elizabete Marchante Centro de Ecologia Funcional Universidade de Coimbra