Actualização: a APH enviou-nos um esclarecimento sobre este artigo ( ver depois do texto)
No passado dia 13 de Julho, o jornal Público publicou um artigo de jardinagem no suplemento Fugas, a recomendar a plantação de chorão-das praias, uma actividade proibida por lei.
Margarida Costa, Engenheira Hortofrutícola, Arquitecta Paisagista e membro da Associação Portuguesa de Horticultura, assina um artigo a incentivar principiantes na jardinagem a começarem por espécies suculentas, por serem resistentes e de fácil manutenção. Apesar de louvável, o seu conselho inclui uma espécie invasora que, devido às suas características, tem impactes graves nos ecossistemas onde se insere.
Além dos problemas que pode causar no ambiente, esta planta é listada como invasora na legislação Portuguesa (Decreto Lei n.º 565/99) e, como tal, segundo o nº2 do Artigo 8º deste Decreto:
É proibido o cultivo, a criação ou a detenção em local confinado e a utilização como planta ornamental ou animal de companhia de espécimes das espécies constantes do anexo I identificadas como invasoras; a cedência, a compra, a venda, a oferta de venda e o transporte de espécimes das espécies constantes do anexo I identificadas como invasoras fica restrita a espécimes ou partes de espécimes não-vivos e sem propágulos viáveis, como forma de prevenir a possibilidade de introdução ou de repovoamento através de evadidos.
Por estas razões, desaconselhamos em absoluto a plantação de chorão-das- praias (Carpobrotus edulis).
Agradecemos ajuda na divulgação desta informação - a plantação desta planta invasora, que tantos impactes negativos tem causado nos nossos ecossistemas costeiros, não pode ser estimulada.
Saibam mais sobre a situação das plantas invasoras em Portugal
ACTUALIZAÇÃO:
A Associação Portuguesa de Horticultura enviou-nos um esclarecimento sobre este tópico:
No seguimento do artigo publicado na Fugas de 13/07/13, intitulado “Vamos cultivar suculentas” parece que não fomos claros na mensagem que queríamos transmitir e que levou à publicação do vosso artigo 'Não vamos plantar chorão-das-praias - Artigo no Público dá maus conselhos de jardinagem', pelo que vimos por este meio clarificá-la.
Para explicar o que são plantas suculentas apresentámos alguns exemplos das mesmas, entre as quais a planta conhecida por chorão-das-praias, por ser facilmente identificável pelo público em geral. A nossa intenção quanto a esta planta era apenas servir de exemplo do que é uma planta suculenta. Quando sugerimos a plantação de suculentas tínhamos em mente plantas de pequeno porte e de crescimento menos vigoroso. Não podíamos aconselhar a plantação do chorão-das-praias uma vez que, como referem, esta integra a lista de plantas invasoras da legislação portuguesa.
A foto confunde ainda mais o leitor sobre a nossa mensagem, mas somos alheios à sua escolha.
Estamos também a elaborar um esclarecimento para publicação no próximo artigo sobre Jardinagem.
Pelos eventuais mal entendidos pedimos as nossas mais sinceras desculpas.
Associação Portuguesa de Horticultura
Agradecemos à APH a sua resposta.
Comments