O Forest Invaders é um projecto Escolher Ciência que envolveu activamente alunos de 6 escolas do Ensino Secundário em experiências e metodologias científicas para que aprendessem um pouco mais sobre os ecossistemas florestais e conhecessem uma das suas maiores ameaças - a invasão biológica por espécies de plantas e animais exóticos. As actividades com as escolas secundárias foram orientadas por professores, técnicos e estudantes da Escola Superior Agrária de Coimbra, decorreram entre Fevereiro de 2013 e Junho de 2014 e incluíram:
Actividade 1. Espécies invasoras em ecossistemas florestais: ciência, problemática e reconhecimento de espécies - incluiu:
- palestra breve sobre invasões biológicas
- actividade prática de identificação de plantas invasoras
- preparação de material para herborização das plantas invasoras observadas - “herbário de turma”
- participação na plataforma de mapeamento de plantas invasoras (app Android e mapa online)[[{"type":"media","view_mode":"media_large","fid":"25189","attributes":{"class":"media-image alignnone size-full wp-image-6720","typeof":"foaf:Image","style":"","alt":"atividade1"}}]]
Descubram mais sobre as actividades que decorreram quando fomos às escolas secundárias (ES Mealhada 2013, 2014; ES Lousã 2013; Externato Cooperativo da Benedita 2013, 2014; ES Penacova 2013; ES D. Duarte, Coimbra 2013 e ES José Falcão, Coimbra 2013) ou quando os alunos do secundário visitaram a ESAC (ES Lousã 2013.1, 2013.2) e ES Mealhada 2013, 2014)
Actividade 2. Avaliação da viabilidade de sementes de plantas invasoras - incluiu:
- recolha de sementes de plantas invasoras (Acacia spp.) para determinação das taxas de viabilidade
- elaboração de um poster com os resultados da experiência
Um grupo de alunos do Externato Cooperativo da Benedita seleccionou esta actividade e os resultados foram interessantes. Vejam mais aqui.
Actividade 3. Impactes das espécies invasoras no crescimento de espécies e povoamentos florestais - incluiu:
- medição de parâmetros dendrométricos (e.g., diâmetro, altura, volume, idade) em espécies florestais com vista à quantificação dos efeitos das espécies invasoras nesses parâmetros.
Os alunos do 10.º ano da ES Mealhada foram à ESAC e aprenderam a medir os vários parâmetros dendrométricos. Descubram mais aqui.
Actividade 4. Armazenamento de carbono em espécies florestais (com e sem espécies invasoras) - incluiu:
- utilização de modelos de armazenamento de carbono para determinação do stock de carbono nas diferentes partes (e.g., raízes, tronco e copa) e durante as diferentes fases de vida, em diferentes espécies de árvores.
Um grupo de alunos do 12.º do EC Benedita fez esta actividade e teve a oportunidade de fazer várias experiências que se complementaram.
Os alunos do 10º ano da ES Mealhada e os da ES D.Duarte (Coimbra) também participaram. Descubram mais aqui.
Actividade 5. Da teoria à ação – metodologias de controlo de espécies invasoras - incluiu :
– demonstração de metodologias de controlo (e.g., arranque, descasque, corte combinado com fitoquímico, injecção de fitoquímico) de plantas (e.g., Acacia dealbata, Robinia pseudoacacia, Ailanthus altissima) e animais (nemátode-de-madeira-do-pinheiro) invasores. Os alunos que quiseram tiveram a oportunidade de experimentar algumas das metodologias.
Os alunos do 10.º ano da ES Mealhada foram à ESAC, em 2013 e 2014, e assistiram, experimentaram e observaram experiências sobre controlo de invasoras.
Durante 2 anos, muitos professores, técnicos e alunos da ESAC e das Escolas Parceiras do Forest Invaders partilharam experiências e aprenderam coisas novas sobre as espécies invasoras em ambiente florestal.
Foi impossível reunir todos os rostos do Forest Invaders mas aqui ficam alguns. Obrigada a TODOS e ao Programa Escolher Ciência (Ciência Viva) que criou as condições para que pudéssemos partilhar todas estas actividades e experiências.
O Projecto Escolher Ciência - da Escola à Universidade Forest Invaders (PEC 180), coordenado pela ESAC, levou a temática das espécies invasoras a 6 Escolas Secundárias da região centro.