Passos para uma gestão das espécies invasoras (mais) bem-sucedida
O planeamento e implementação de um plano de gestão de áreas invadidas são, frequentemente, processos morosos e muito dispendiosos. No entanto, o adiamento da sua execução conduz ao agravamento das situações e, por vezes, a perdas irreversíveis com consequente aumento dos custos envolvidos, quer na sua implementação quer na mitigação dos prejuízos causados.
Neste contexto, mais vale prevenir do que remediar, i.e., apostar em estratégias de prevenção, deteção precoce e resposta rápida que impeçam a colonização por novas espécies. Nas situações em que já ocorram grandes áreas invadidas é fundamental estabelecer prioridades (em relação a espécies e a áreas), selecionar as metodologias de controlo mais adequadas para as espécies e aplicá-las corretamente não neglicenciando as três fases sequenciais de controlo (controlo inicial, de continuidade e de manutenção). No final, não esquecer a monitorização e avaliação dos resultados as quais são cruciais.
.
Se quer saber mais sobre gestão de plantas invasoras, assista a uma das sessões de formação sobre esta temática disponíveis no YouTube. Por exemplo:
-
- Ação de Formação "Identificação e gestão de plantas invasoras - a Ribeira do Cadoiço como caso de estudo", 23 de junho de 2020
Ou consulte o Manual de Boas Práticas para a Gestão e Controlo de Plantas Invasoras Lenhosas em Portugal Continental.
Manual de boas práticas para a gestão e controlo de plantas invasoras lenhosas em Portugal Continental
No âmbito do projeto Forest for Future (F4F), em concreto do seu Projeto Piloto 9 - Plantas Invasoras, foi publicado o Manual de Boas Práticas para a Gestão e Controlo de Plantas Invasoras Lenhosas em Portugal Continental. O Manual está disponível, de forma gratuita, em formato de papel e em . PDF [AQUI].
Para solicitar um exemplar em papel deve enviar um envelope de correio verde, com a sua morada devidamente preenchida no destinatário, dentro de outro envelope que deve ser endereçado a:
a/c Hélia Marchante
Escola Superior Agrária de Coimbra, Bencanta, 3045 - 601 Coimbra
As dimensões do livro são: 24 x 16,5 cm - o envelope de correio verde deve acomodar um exemplar destas dimensões, caso contrário não será enviado.
Depois de recebermos o envelope com o pedido, o envelope de correio verde que veio no seu interior será devolvido (para a morada que foi preenchida) com o exemplar do Manual. Em alternativa, pode levantar um exemplar na Escola Superior Agrária de Coimbra devendo para isso combinar a entrega previamente, para o email: hmarchante@gmail.com
Numa lógica de facilitar a atualização mais regular, e também porque o objetivo é a disponibilização mais ágil, os Materiais Suplementares do Manual de Boas Práticas para a Gestão e Controlo de Plantas Invasoras Lenhosas em Portugal Continental não foram incluídos na publicação encontrando-se disponíveis abaixo, para download.
Material suplementar I – Guia de planeamento - Resumo das diferentes etapas do planeamento e intervenção num plano de gestão de plantas invasoras
Download para impressão: Material suplementar I – Ficha de Planeamento
Material suplementar II – Sugestões de plantas nativas adequadas para ações de recuperação/ restauro após controlo
Habitats e características ecológicas favoráveis a algumas das plantas invasoras lenhosas mais comuns e sugestões de plantas nativas adequadas para ações de recuperação/ restauro após controlo, de acordo com as características das séries de vegetação onde cada espécie invasora é encontrada mais frequentemente. A informação incluída foi adaptada de trabalhos realizados para o Sul de Portugal (Duarte 2016, Duarte et al. 2020) pelo que se adaptam mais a essas condições. A médio prazo, esperamos completar a lista de espécies e habitats. As espécies a negrito estão mais frequentemente disponíveis em viveiros.
Referências bibliográficas:
Duarte, L. 2016. Plantas Invasoras no Sul de Portugal – uma abordagem biogeográfica. Dissertação de Mestrado em Biologia da Conservação. Universidade de Évora.
Duarte, L. N., C. Pinto Gomes, H. Marchante, and E. Marchante. 2020. Integrating knowledge of ecological succession into invasive alien plant management: a case study from Portugal. Applied Vegetation Science 23:338–339.
Download para impressão: Material suplementar II – Sugestões de plantas nativas adequadas para ações de recuperação/ restauro após controlo
Material suplementar III – Ficha de Avaliação / Monitorização - Gestão de Plantas Invasoras
Download para impressão: Material suplementar III – Ficha de Avaliação / Monitorização
A Tabela 6 do Manual, sobre os métodos de controlo recomendados para cada uma das espécies invasoras lenhosas, será atualizada regularmente e também se encontra disponível para download aqui: