Os CTC estão de volta! :-) Não percam esta oportunidade de passar uma semana diferente: aprender, contribuir para a resolução de um problema ambiental, conhecer pessoas e lugares novos…
Enquadramento: As invasões biológicas são consideradas uma das principais ameaças à biodiversidade. Os Campos de Trabalho Científico sobre Controlo de Plantas Invasoras (CTC) estão inseridos, desde 2003, no âmbito das actividades de divulgação científica sobre invasões biológicas realizadas pelo CEF/UC e pela ESAC. Adicionalmente, colaboramos com entidades/instituições externas do local onde o CTC é realizado. Este ano, pela primeira vez, o CTC será realizado no Gerês com a colaboração da Associação de Compartes de Campo do Gerês, da Associação Mãos à Obra Portugal e Álvaro Afonso, Silvicultura e Exploração Florestal.
Os CTC visam contribuir para o aumento do conhecimento sobre invasões biológicas e simultaneamente contribuir para a resolução deste problema ambiental.
Local: Campo do Gerês, no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Data: 22 a 28 de Julho de 2018.
Objectivos: Sensibilizar e aumentar o conhecimento dos participantes sobre invasões biológicas e contribuir para o controlo de plantas invasoras numa área de conservação.
Actividades propostas:
Sessões de formação ambiental sobre invasões biológicas, em particular plantas invasoras, nomeadamente: Conceitos e consequências das invasões biológicas, Legislação em vigor, Principais plantas invasoras em Portugal continental, Gestão e controlo de plantas invasoras.
Acções de controlo de plantas invasoras presentes no Parque Nacional da Peneda-Gerês, nomeadamente mimosa (Acacia dealbata) e austrália (Acacia melanoxylon). Estas acções estão inseridas no âmbito de um projecto a decorrer da Associação de Compartes de Campo do Gerês.
Desenvolvimento de experiências científicas relacionadas com plantas invasoras.
Destinatários: Estudantes ou profissionais de Biologia, Botânica, Ecologia, Engenharia do Ambiente, Engenharia Florestal, Educação Ambiental e outros interessados no tema.
Inscrições: O número limite de participantes é 20. As inscrições devem ser feitas neste formulário. Quando submeter a inscrição, o candidato deve visualizar a seguinte mensagem automática: “A sua resposta inscrição no CTC 2018 foi registada. Obrigado! Até dia 10 de Julho receberá uma mensagem de invader@uc.pt a informar se foi ou não seleccionado/a”. Caso contrário deve contactar-nos através do email invader@uc.pt
Data limite de inscrição: 6 de Julho de 2018
Método de selecção de candidatos: A selecção dos candidatos será feita com base na motivação demonstrada na inscrição e área de formação. Pretende-se reunir um grupo de participantes com conhecimentos diferenciados que permitam potenciar o intercâmbio de ideias e experiências. Os resultados da selecção dos candidatos serão comunicados até dia 10 de Julho, exclusivamente via e-mail, pelo que os candidatos devem certificar-se que consultam as suas mensagens nesse período.
Condições: oferecemos alojamento (camaratas, na Pousada da Juventude), alimentação, seguro de acidentes pessoais e certificado de participação. Não há qualquer taxa de inscrição. Espera-se espírito de equipa, boa disposição e vontade de trabalhar. As actividades começam cedo pela manhã.
DIA ABERTO À POPULAÇÃO: No dia 27 de Julho, sexta-feira, à tarde, haverá a possibilidade de outras pessoas, para além dos voluntários, participarem nas actividades – Junte-se a nós e venha aprender um pouco e controlar plantas invasoras!
Ponto de encontro: 14h30, no Museu de Vilarinho da Furna, em Campo do Gerês
Programa: Breve apresentação sobre invasões biológicas | Controlo de plantas invasoras | Lanche (final da tarde)
Inscrições: até 25 de Julho para invader@uc.pt ou telefone: 913 785 782
Material necessário: Luvas de trabalho, tesoura de poda ou serrote (se tiver, caso contrário providenciamos); roupa e calçado adequado a trabalho de campo
Para mais informações entrem em contacto connosco.
Vejam como foi o CTC 2015
Organização
Comissão científica e Formação:
Hélia Marchante, CFE & ESAC/IPC
Elizabete Marchante, CFE/UC
Comissão organizadora:
Elizabete Marchante, CEF/UC
Hélia Marchante, CEF & ESAC
José Carlos Pires, Associação de Compartes de Campo do Gerês
Apoio:
Iniciativa no âmbito: