Login | |

CTC 2022 - 23 a 29 de julho na Mata Nacional do Bussaco

Os Campos de Trabalho Científicos sobre Controlo de Espécies Invasoras (CTC) estão de volta! Não percam esta oportunidade de passar uma semana diferente: aprender, contribuir para a resolução de um problema ambiental, conhecer pessoas e lugares novos…

Enquadramento: As invasões biológicas são consideradas uma das principais ameaças à biodiversidade. Os Campos de Trabalho Científico sobre Controlo de Plantas Invasoras (CTC) estão inseridos, desde 2003, no âmbito das actividades de divulgação científica sobre invasões biológicas realizadas pelo CEF/UC e pela ESAC. Adicionalmente, colaboramos com entidades/instituições externas do local onde o CTC é realizado. Este ano o CTC será realizado na Mata Nacional do Bussaco com a colaboração da Fundação Mata do Bussaco e da Associação Plantar uma Árvore.

 

Os CTC visam contribuir para o aumento do conhecimento sobre invasões biológicas e simultaneamente contribuir para a resolução deste problema ambiental.

Local: Mata Nacional do Bussaco

Data: 23 a 29 de Julho de 2022.

Objectivos: Sensibilizar e aumentar o conhecimento dos participantes sobre invasões biológicas e contribuir para o controlo de plantas invasoras numa área de conservação.

Actividades propostas:

Sessões de formação ambiental sobre invasões biológicas, em particular plantas invasoras, nomeadamente: Conceitos e consequências das invasões biológicas, Legislação em vigor, Principais plantas invasoras em Portugal continental, Gestão e controlo de plantas invasoras. 

Ações de controlo de plantas invasoras presentes na Mata Nacional do Bussaco, nomeadamente acácias.

Desenvolvimento de experiências científicas relacionadas com plantas invasoras.

foto

Destinatários: Estudantes ou profissionais de Biologia, Botânica, Ecologia, Engenharia do Ambiente, Engenharia Florestal, Educação Ambiental e outros interessados no tema.

Inscrições: O número limite de participantes é 20. As inscrições devem ser feitas neste formulário. Quando submeter a inscrição, o candidato deve visualizar a seguinte mensagem automática: “A sua resposta inscrição no CTC 2022 foi registada. Obrigado! Até dia 18 de Julho receberá uma mensagem a informar se foi ou não selecionado/a”. Caso contrário deve contactar-nos através do email  invader@uc.pt

Data limite de inscrição: 15 de Julho de 2021

Método de seleção de candidatos: A seleção dos candidatos será feita com base na motivação demonstrada na inscrição e área de formação. Pretende-se reunir um grupo de participantes com conhecimentos diferenciados que permitam potenciar o intercâmbio de ideias e experiências. Os resultados da seleção dos candidatos serão comunicados até dia 18 de Julho, exclusivamente via e-mail, pelo que os candidatos devem certificar-se que consultam as suas mensagens nesse período.

Condições: oferecemos alojamento (básico, em princípio partilhado com outros participantes), alimentação, seguro de acidentes pessoais e certificado de participação. Não há qualquer taxa de inscrição. Espera-se espírito de equipa, boa disposição e vontade de trabalhar. As actividades começam cedo pela manhã.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DIA ABERTO À POPULAÇÃO: Num dos últimos dias (data a confirmar em breve) haverá a possibilidade de outras pessoas, para além dos voluntários, participarem nas actividades – Junte-se a nós e venha aprender um pouco e controlar plantas invasoras! Esteja atento a mais informação:)

Inscrições: até 25 de Julho para invader@uc.pt.

Material necessário: Luvas de trabalho, tesoura de poda ou serrote (se tiver, caso contrário providenciamos); roupa e calçado adequado a trabalho de campo

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

NOTA: Este evento pode ser alterado, adiado ou cancelado em função da evolução da pandemia de Covid-19.

Para mais informações entrem em contacto connosco.

 

Comissão Organizadora e Formação:
Elizabete Marchante, CEF/DCV/UC

Hélia Marchante, CEF & ESAC/IPC

Sílvia Martins, CEF & ESAC/IPC

Francisco López Núñez, CEF/UC

Liliana Duarte, CEF/UC

Gil Matos, Plantar uma Árvore

Miguel Teles, Plantar uma Árvore

 

Organização: