O Canal do Suez liga, desde 1869, o Porto egípcio Said, no Mar Mediterrâneo, a Suez, no Mar Vermelho. Actualmente, há planos para a expansão do Canal do Suez, o que pode levar ao surgimento de alguns problemas:
The continuing expansion of the Suez canal risks causing serious harm to marine lifeforms and economic activity in the Mediterranean sea, scientists are warning.
Alguns cientistas têm vindo a alertar para o facto desta expansão poder levar a que o número de espécies invasoras provenientes do Mar Vermelho aumente significativamente, levando a alterações na dinâmica dos ecossistemas existentes no Mar Mediterrânico. Adicionalmente, algumas destas espécies invasoras são tóxicas ou venenosas, constituindo também uma ameaça para a saúde humana.
Desta forma, apesar de os defensores da obra a apontarem como um mecanismo importante para a revitalização da economia egípcia, não se pode ignorar que a mesma pode constituir um perigo para a saúde da humana, bem como para as outras espécies, ou seja, terá também impactes negativos na região.
Nota: As imagens utilizadas podem ser encontradas aqui.