Login | |

Já pensou nas sementes que pode estar a levar à boleia?

Cada vez que caminhamos num local onde existem plantas corremos o risco de, mesmo não sendo de forma intencional, transportar sementes na roupa ou nos sapatos e funcionarmos como vectores de dispersão.

Um recente artigo de revisão revelou que as sementes agarradas às roupas de caminheiros podem ser transportadas em média 13km e se um meio de transporte for utilizado essa distância pode aumentar muito mais. Por exemplo, se o meio de transporte escolhido for o automóvel, a probabilidade de dispersão das sementes aumenta e, com o aumento do número de veículos na estrada, estes tornam-se um mecanismo de dispersão ainda mais importante. Se as sementes dispersas pertencerem a espécies exóticas ou invasoras e germinarem podem vir a prejudicar a biodiversidade do novo local onde chegam.

With increasing use of protected areas by tourists, including in remote regions, popular protected areas may be at great risk of biological invasions by weeds with seeds carried on clothing.

Ansong & Pickering 2014, Journal of Environmental Management

Da próxima vez que caminhar na natureza preste atenção para ver se não transporta consigo sementes de plantas, especialmente se forem invasoras. Pode implementar medidas simples, como sacudir a roupa e os sapatos antes de sair do local, que podem ajudar a diminuir a probabilidade de transportar de sementes e ser, assim, um vector de dispersão de plantas invasoras.

 

Para mais informação sobre este tema, pode consultar duas revisões recentes sobre a dispersão de sementes de plantas invasoras tanto agarradas à roupa como aos carros.