Login | |

Impulsos que podem potenciar um animal invasor

Já pensou que o seu companheiro de quatro patas pode ser um exímio caçador? Os gatos, amados e estimados por tantos, têm um instinto especialmente desenvolvido para caçar e, ao contrário do que se possa pensar, nem sempre este instinto resulta de necessidade alimentar.

Investigadores da Universidade da Geórgia em colaboração com a National Geographic colocaram câmaras presas às coleiras de vários gatos, durante sete a dez dias, nos EUA. As imagens recolhidas revelaram que os gatos saiam durante 4 a 6h diárias e que caçavam, em média, duas presas por semana. Para além disso, constataram que cerca de 49% das conquistas eram deixadas a apodrecer, 21% eram levadas para casa e apenas 30% serviam efectivamente de alimento.

Entre as presas preferidas pelos gatos contavam-se lagartos, cobras e sapos, mas também ratazanas e esquilos. O mesmo estudo revela que os gatos domésticos são considerados uma das causas de desaparecimento de um em cada três indivíduos de espécies de aves americanas.

If we extrapolate the results of this study across the country and include feral cats, we find that cats are likely killing more than 4 billion animals per year, including at least 500 million birds. Cat predation is one of the reasons why one in three American bird species are in decline.

American Bird Conservancy

Mas porquê falar de gatos no Invasoras.pt?

Porque em alguns locais os gatos tornaram-se invasores, reproduzindo-se em grande número e mantendo populações assilvestradas. O problema assume particular gravidade em algumas ilhas (e.g., Fiji, Malvinas, Ibiza, Maiorca ou muitas outras), onde os gatos foram introduzidos (como em quase todo o Mundo), e onde constituem uma ameaça grave à sobrevivência de algumas das espécies das suas presas. Na Austrália (que não deixa de ser uma grande ilha) o problema também é muito grave estimando-se que existem mais de 20 milhões de gatos assilvestrados, os quais ameaçam muitas espécies. Aves e pequenos mamíferos são das espécies mais ameaçadas mas há também anfíbios entre a lista de presas que sofrem mais impactes.

Pode aprender um pouco mais na base de dados Global sobre Espécies Invasoras, do ISSG (Invasive Species Specialist Group) ou então visualizando alguns vídeos obtidos durante o estudo referido acima ou o vídeo da DIVULGARE (sobre os problemas que os gatos podem causar em algumas ilhas).