Login | |

Juntem-se a nós e ajudem a sensibilizar mais cidadãos

Primeira Semana Nacional sobre Espécies Invasoras

A Primeira Semana Nacional sobre Espécies Invasoras decorreu em Portugal de 10 a 18 de outubro de 2020 e teve como objectivo aumentar a sensibilização sobre as invasões biológicas a nível nacional. A equipa da Plataforma INVASORAS.PT juntou-se a mais de 90 Entidades/ Associações/ Grupos informais, etc. e organizaram mais de 140 ações diversificadas sobre espécies exóticas invasoras.

Neste vídeo, a partir do mínuto 57, podem ver um resumo da Primeira Semana Nacional sobre Espécies Invasoras.

Porquê?

As espécies invasoras são uma das principais ameaças à biodiversidade a nível global (a 5ª ameaça, de acordo com o IPBSE), além de promoverem outros impactes significativos a nível ambiental, assim como a nível socioeconómico. No âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o ODS 15.8, prevê implementar medidas para evitar a introdução e reduzir significativamente o impacte de espécies exóticas invasoras nos ecossistemas terrestres e aquáticos, e controlar ou erradicar as espécies prioritárias. Os cidadãos têm um papel relevante não só na prevenção das invasões biológicas, mas também na mitigação dos seus impactes. No entanto, esta temática continua a ser desconhecida de muitos cidadãos. Neste contexto, esta semana pretende contribuir para aumentar o conhecimento e sensibilização sobre este tema.

Ainda que cada Entidade/ Associação / Grupo informal tenha organizado de forma independente uma ou várias iniciativas, nesta página estão reunidas todas as iniciativas de forma a aumentar a visibilidade e dar projeção a esta temática a nível nacional. De formas diversas e complementares, todos contribuiram para aumentar a sensibilização sobre as invasões biológicas em prol da Conservação da Biodiversidade e da Restauração dos Ecossistemas!

Que iniciativas foram realizadas?

 

As iniciativas foram diversificadas e da escolha de cada Entidade/ Associação/ Grupo informal participante, mas de uma forma geral, enquadraram-se num dos seguintes tipos, como temos nos Desafios Invasoras.pt:

1 – Mapeamento de espécies invasoras ao longo de um percurso realizado em grupo;

2 – Monitorização da fenologia/ciclo de vida de plantas invasoras;

3 – Deteção de novas espécies invasoras;

4 – Ação de Divulgação/ Sensibilização/ Formação/ Workshop sobre espécies invasoras, incluindo online; inclui também campanhas de comunicação na imprensa tradicional ou redes sociais;

5 – Ação de Controlo / remoção de espécies invasoras.

 

Entidades/Associações/Grupos informais que participaram na Primeira Semana Nacional sobre Espécies Invasoras

Neste Mapa (em atualização permanente, cliquem para ver mais detalhe) pode visualizar todos os locais onde foram programadas actividades da responsabilidade de mais de 90 Entidades/ Associações/ Grupos informais distribuídos por todo o país. Além das actividades presenciais, houve ainda uma oferta diversificada de actividades online.

Todas as entidades/ associações/ grupos informais envolvidos estão representados abaixo, através do seu logotipo, e na página individual de cada actividade (também em actualização!).

 

Cidadãos escolheram as iniciativas em que quiseram participar!

Aceda AQUI à lista completa das mais de 140 actividades/ iniciativas. Cada pessoa pode selecionar as actividades que mais lhe interessaram, inscrever-se nos links/endereços indicados no caso de actividades que precisam de inscrição ou participar simplesmente partilhando materiais de divulgação que foram produzidos e divulgados durante a semana. O objetivo foi que o tema das invasões biológicas pudesse chegar a toda a população :) Contamos consigo!

Devido às restrições decorrentes da pandemia de covid-19 a participação em algumas actividades foi apenas por convite, mas a maioria recebeu inscrições. Ainda neste contexto, algumas actividades tiveram que ser canceladas ou alteradas

Para mais informações, pode contactar a entidade responsável pela iniciativa em que que está interessado. Informações gerais podem ser-nos solicitadas directamente: invader@uc.pt

 

Se é responsável por uma Entidade/ Associação/ Grupo informal e tem interesse em participar como organizador com uma iniciativa na próxima Semana Nacional sobre Espécies Invasoras, em princípio em 2021, entre em contacto connosco: invader@uc.pt ou inscreva-se neste link.

 

A Semana Nacional sobre Espécies Invasoras é uma iniciativa promovida pela equipa da plataforma INVASORAS.PT que inclui investigadores do Centre for Functional Ecology, do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra e da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra, mas é realizada em estreita colaboração com as Entidades/ Associações/ Grupos informais abaixo.

Entidades/ Associações/ Grupos informais participantes (em actualização):

 

 

 

Comentários

Retrato de mraesac@gmail.com

Bravo!