[[{"type":"media","view_mode":"media_large","fid":"25114","attributes":{"class":"media-image size-full wp-image-4091 alignright","typeof":"foaf:Image","style":"","width":"370","height":"474","alt":"FireShot Screen Capture #034 - "}}]]O nosso mapa de avistamentos ultrapassou recentemente as duas mil submissões. Com 253 utilizadores registados, os mais activos foram o Júlio Reis, a Sabrina Carvalho e o Emanuel Ribeiro.
As espécies mais avistadas foram Arundo donax, Acacia dealbata e Ailanthus altissima.
O avistamento 2000 foi de Carlos Evaristo, com um foco de Arundo donax, em Valadares (foto acima).
O mapa de avistamentos é uma plataforma de ciência participativa que pretende estimular e valorizar a participação ativa do público na recolha de informação sobre a distribuição de plantas invasoras em Portugal.
Com esta plataforma procura-se, por um lado, sensibilizar o público sobre a temática das invasões biológicas e, por outro, aumentar o conhecimento atual da distribuição das referidas espécies. Este mapeamento é essencial como ferramenta de gestão e como base para estudos científicos.
A contribuição para o mapeamento pode ser feita submetendo registos de localização das espécies através da nossa aplicação para dispositivos Android, disponível para download (aplicação para dispositivos iOS em desenvolvimento), ou submissão online.
Agradecemos a todos os que têm contribuido para o mapa com as suas observações de plantas invasoras em todo o país.